• BEM-VINDO

  • EB de Cruz

  • EB de Escudeiros

  • EB de Figueiredo

  • EB de Garapôa

  • EB de Guisande

  • JI de Lamas

  • Pavilhão

Copyright 2020 - AECeleirós

“Desafio Eco Natal Sustentável em Família”

Regulamento

  1. No âmbito do projeto internacional Three4Climate, em parceria com a Direção da Escola, os Diretores de Turma e Professores Titulares de turma é criado o desafio “Eco Natal sustentável em família” que visa chamar a atenção dos jovens e respetivas famílias para a importância da reutilização/reciclagem, de forma a mitigar os efeitos das alterações climáticas e a melhorar o ambiente. Assim, neste Natal 2020, a criatividade vai ser colocada à prova, ao criar uma árvore e seus enfeites ou uma coroa de advento em família, utilizando materiais reutilizáveis e escrevendo um ou mais compromissos pelo ambiente.
  2. O objetivo será de que cada Educador ou Professor Titular de Turma, do Pré-Escolar e 1º ciclo ou Diretor de Turma de 2º e 3º ciclos, lance o desafio a cada família dos alunos que fazem parte da sua turma e reúna as fotos a serem partilhadas num Padlet.
  3. O desafio está aberto a todas as famílias do Agrupamento interessadas.
  4. Cada família escolhe a dimensão da árvore de Natal ou coroa de advento que deseja realizar.
  5. É obrigatório usar o máximo de materiais reutilizáveis e a inclusão de pelo menos uma mensagem pelo ambiente.
  6. É permitido o uso de materiais complementares como colas, tintas, fios, arame…
  7. A foto de cada trabalho realizado deve ser enviada para o respetivo Educador ou Professor Titular de Turma, do Pré-Escolar e 1º ciclo ou Diretor de Turma de 2º e 3º ciclos até 7 de dezembro 2020.
  8. Serão criados Padlets por ciclo de ensino onde cada DT ou PTT colocará as fotos recebidas no respetivo Padlet.
  9. As fotos introduzidas devem estar identificadas com o Nome da escola, Nome do aluno, Nº e Turma.
  10. A participação no desafio determina o reconhecimento pelos participantes dos direitos de utilização e divulgação das fotos dos trabalhos pelos promotores do desafio.

Celeirós, 2 de novembro de 2020

A equipa do Projeto Three4Climate

Selo Escola Amiga das Crianças

 

 Agrupamento de Escolas de Celeirós - 4 Candidaturas , 4 Conquistas!!

 

“Esta edição da contou com o maior número de candidaturas de sempre! 3800 candidaturas mostraram que a escola esteve lá para os alunos e família .Agora é o momento de distinguir quase 1000 Escolas com o selo Escola Amiga!

Cada selo é sinal de que naquela escola o coração está na base das aprendizagens e do crescimento. Cada selo é sinal de que naquele espaço a escola vai além dos seus muros. Crescer e aprender em cada uma daquelas escolas é ser mais feliz!


Projetos candidatos:

Escola EB de Cruz - Saber Comer é Saber Viver e Recreio alegre, recreio amigo

Escola EB de Escudeiros - Comer bem de forma equilibrada, saudável, completa, variada e agradável

Escola EB 2/3 Celeirós - Intervalos Ativos

Escola EB 2/3 Celeirós - Sextas com + Sabor

Selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”

Mais um Selo conquistado! Mais um motivo de orgulho!

selo Escola Sem Bullying2019 2020No dia em que se assinala o Dia Mundial do Combate ao Bullying, 20 de outubro, são conhecidos os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas galardoados com o Selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” por terem promovido e implementado, no ano letivo 2019/2020, um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da Comunidade Educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação.

O nosso Agrupamento foi um dos galardoados com este Selo, que muito nos orgulha e vem comprovar todo o investimento que tem sido feito, através da implementação de projetos, programas, planos e atividades, que promovem a prevenção e o combate ao Bullying e ao Ciberbullying na Escola.

Ler mais: Selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”

#EstudoEmCasa 2020/2021

“O Ministério da Educação, em parceria com a RTP, relança o #EstudoEmCasa 2020/2021, após o reconhecimento generalizado da mais-valia e do impacto deste recurso.

No último trimestre do ano letivo anterior, este recurso demonstrou ser fundamental no acompanhamento das atividades dos alunos, numa altura muito específica de confinamento, tendo sido igualmente um recurso utilizado além-fronteiras e seguido por um conjunto diverso de pessoas fora da idade escolar.

Ler mais: #EstudoEmCasa 2020/2021

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Cartaz MIBE 2020

A biblioteca escolar comemora o Mês Internacional  das Bibliotecas Escolares, com um conjunto de atividades, potencializadoras da reflexão e intervenção, dos  alunos e restante comunidade, com especial enfoque no tema do PAA do Agrupamento “Emergência climática – Agir pelo futuro”, enquadrado no projeto THEE4Climate.


A partilha de leituras, a escrita criativa e dinamização de um fórum de discussão serão o elo para aproximar a comunidade, fomentar o sentido crítico e a criatividade.


Ler mais: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Three4Climate

O projeto Three4Climate faz parte da Iniciativa Europeia para o Clima (EUKI). O principal objetivo da EUKI é promover a cooperação climática na União Europeia (UE), a fim de mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE). O Three4Climate apoia a presidência do Conselho da União Europeia (UE). (Julho 2020 – Dezembro 2021). Entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021, Portugal assume a Presidência rotativa do Conselho da UE. Sucede à Alemanha (julho a dezembro de 2020) e precede a Eslovénia (julho a dezembro de 2021), países com os quais integra o trio de Presidências. O projeto fornece uma plataforma para os decisores locais, nacionais e europeus conectarem-se e discutirem elementos importantes da ação climática, compreenderem os interesses uns dos outros e avançarem para um entendimento comum dos desafios e das possíveis soluções para um futuro neutro em carbono, em concordância com o Acordo Verde Europeu. Assim, o trio como forma de integração na UE deve ser tangível a nível local. Duas cidades e duas escolas por trio-país foram selecionadas para participar das atividades do projeto que oferecerão uma oportunidade de partilhar ações climáticas ambiciosas dos atores locais, projetá-las além do nível nacional e permitir a replicação e disseminação das ações para que aprendam uns com os outros. Portugal estará representado pelos municípios de Braga e Loulé e com as escolas Agrupamento de Escolas de Celeirós e Agrupamento de Escolas Padre J. C. Cabanita, Salir.  

O Agrupamento conta com o contributo e apoio da comunidade educativa neste desafio. Vamos ser agentes de mudança. Mudemos pelos nossos alunos, pelos nossos filhos, por nós. Pelo nosso futuro.


Apresentação à Comunidade Educativa



Projeto Three4Climate

EUKI - European Climate Iniative

Prémios "Uma Aventura... Literária 2020"

premioumaaventura2020

O aluno Duarte Ribeiro, do 5º B, foi distinguido com um Prémio Especial do Júri, no 2º ciclo, pela sua participação na modalidade de Desenho, no Concurso "Uma Aventura... Literária 2020".

Num universo de mais 14 mil trabalhos, individuais e de grupo de alunos de escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira e também de escolas de França, Suíça, Macau, Cabo Verde e Brasil, esta distinção foi conseguida com a apresentação de uma candidatura que consistiu na ilustração de uma passagem da obra “Uma aventura na noite das Bruxas”.

A Caminho felicita o aluno e a escola pela qualidade do trabalho, que encantou o júri, e agradece a todos os professores que, com dedicação e empenho, continuam a fazer deste concurso o maior do género em Portugal.

O prémio consiste na publicação do trabalho num dos livros da coleção Uma Aventura.

Parabéns, ao Duarte e à professora Emília Carvalho, como elemento da equipa da biblioteca responsável pela participação, por este prémio, que tanto nos honra!



Diploma aventura 2020


O  júri deste mesmo Concurso “Uma Aventura Literária… 2020”, promovido pela Editora Caminho, reconhece, mais uma vez, o mérito dos alunos do Agrupamento de Escolas de Celeirós. A capacidade de argumentação e o espírito crítico do aluno Artur Fernandes, do 5º B, foram premiados com a atribuição de uma Menção Honrosa pelo texto produzido na modalidade de Crítica, com o qual se candidatou, e que muito nos honra. 

Para além das referências paratextuais, o aluno  abordou no seu trabalho questões relacionadas com a cultura e a civilização indígena, bem como "a ganância do ser humano e do sentimento egoísta de possessão que põe as pessoas em risco", temáticas presentes na obra “Uma aventura na Amazónia”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Arlindo Fagundes.

Parabéns ao Artur pela capacidade, criatividade e empenhamento demonstrados. 





premioaventuraliter2020gm


"Parabéns ao aluno Gabriel Marques, do 9.º A, pois foi distinguido com uma Menção Honrosa no concurso Uma Aventura… Literária 2020, na modalidade de texto original
Na edição deste ano foram enviados mais de 14 mil trabalhos, quer individuais quer de grupo, oriundos de alunos de escolas de todo o país (incluindo Açores e Madeira), da Europa (França e Suíça), da Ásia (Macau), de África (Cabo Verde) e da América do Sul (Brasil).  
Também são merecedores de elogios, não só os alunos da nossa escola que trabalharam e sistematizaram o texto narrativo, como também os que foram selecionados para este concurso. Todos devem continuar a acreditar nas suas capacidades na produção e criação de textos literários, dado que comprovadamente sentiram a sua própria evolução, sobretudo em contexto de sala de aula." 









aventura2020i

Parabéns! O trabalho do(s) aluno(s) Mariana Ribeiro foi distinguido com uma Menção Honrosa no concurso Uma Aventura… Literária 2020.

Tal como previsto no regulamento, os alunos cujos trabalhos são distinguidos com Menção Honrosa recebem, além do Diploma de Menção Honrosa que enviamos em anexo, um livro (um por trabalho) oferta da Editorial Caminho que será enviando em breve.

Na edição deste ano recebemos mais de 14 mil trabalhos, individuais e de grupo de alunos de escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira e também de escolas de França, Suíça, Macau, Cabo Verde e Brasil.

Subcategorias

f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.