Copyright 2019 - AECeleirós

Desafio Eco-Escolas "Eco-trilhos 2019"

A nossa escola conseguiu o primeiro prémio no desafio Eco-Escolas "Eco-trilhos 2019".

Prémios

Concelho

Escola

Professores Coordenadores

1 º Prémio

Braga

Escola EB 2,3 de Celeirós

Maria da Graça Dias Pereira
Isabel Maria Rodrigues Pinto


O Eco-Trilho do Mar é um dos produtos finais das ações estratégicas de ensino orientadas para o Perfil dos Alunos, no âmbito do Projeto de Articulação Interdisciplinar (DAC) do 8.º ano “Visita de Estudo ao Parque Natural do Litoral Norte”. O trabalho prático de grupo foi desenvolvido em vários contextos - sala de aula e campo - pelos alunos, com orientação das professoras, na disciplina de Ciências Naturais. Foram utilizados vários recursos, nomeadamente Powerbank e smartphone com máquina fotográfica e GPS, no campo, e tablets, na sala de aula. Trabalhou-se com recurso a plataformas digitais inovadoras e APPS, relacionando conhecimentos técnicos, científicos e socioculturais (ex. Plantnet, Wikiloc, Invasoras). 

O culminar deste trabalho foi a submissão da candidatura ao Projeto Eco-Trilhos, no âmbito do Projeto Eco-Escolas.

Veja o trilho que foi criado: 
Parabéns aos professores e alunos envolvidos.

Mochila leve...

Mochila Leve

É o nome da campanha de sensibilização para a questão do peso excessivo das mochilas.

Se é verdade que:
  • os livros são hoje mais leves e estão divididos em volumes;
  • já são disponibilizadas licenças digitais gratuitas associadas aos manuais, abrindo caminho à sua progressiva desmaterialização;
  • e o uso de cacifos é uma prática cada vez mais frequente nas escolas;
É chegada a hora de desafiar todos a fazerem o que está ao alcance de cada um para que, em conjunto, seja possível que os alunos transportem mochilas cada vez mais leves.
Bastam, por vezes, mudanças de hábitos simples, rotinas facilmente alteráveis e atenção aos pormenores que podem fazer a diferença.

O Ministério da Educação desafia as escolas, os professores, os encarregados de educação e os próprios alunos a uma leitura atenta a este conjunto de "sugestões para levar às costas".

Concurso: Eco-código

ECO CÓDIGO 2019 CeleirósPara toda a comunidade educativa ( Professores, Encarregados de Educação,Alunos):
Como é do vosso conhecimento o Programa Eco-Escolas promove anualmente um concurso que visa a produção de um suporte de comunicação (póster) de um dos 7 passos obrigatórios do Programa Eco-Escolas: o Eco-Código.
A criação de um póster para divulgar o Eco-Código não é obrigatória, mas tem sido um desafio anual, que no próximo ano terá a sua vigésima edição.
O principal objetivo desta iniciativa é incentivar a escola a divulgar internamente o seu Eco-Código (preferencialmente em várias salas e documentos da escola) entendendo-se por isso que o póster, a par de outros formatos, como um hino, um mural, etc. podem constituir boas estratégias de comunicação.

Este ano, e a pedido de várias escolas, existia a opção de fazerem:
1- um póster em formato digital, concorrendo assim à modalidade “Póster Digital” – cuja seleção será realizada integralmente, online através da comunidade virtual.
Esta votação abriu dia 1, no Facebook das Eco-Escolas e encerrará às 0 h de 2ª feiradia 15 de julho. Serão contabilizados o número  de “Likes”, em cada cartaz, em votação no álbum "Eco-Código 2019 (Póster Digital)", que pode ser encontrado na página Eco-Escolas  NESTE LINK >>>

Subcategorias

f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.