
Sessão de EcoCiência inspira alunos do 5.º ano a proteger a biodiversidade local
Durante a sessão, os alunos exploraram a importância das zonas húmidas, como lagoas, estuários e sapais, na purificação da água, regulação de cheias, preservação da biodiversidade e mitigação das alterações climáticas.
Os participantes tiveram ainda oportunidade de observar a biodiversidade já presente no recém-construído “Charco com Vida”, um espaço criado na escola no âmbito de um projeto de valorização da biodiversidade local e de promoção da educação ambiental.
O momento mais simbólico da iniciativa aconteceu quando os alunos assumiram publicamente um importante compromisso: tornarem-se “Guardiões do Charco com Vida”, protegendo, observando e cuidando deste novo habitat.
A sessão contou ainda com a presença do Vice-Presidente do Município, Altino Bessa e do Diretor do Centro Ciência Viva de Braga, João Vieira, parceiros deste projeto educativo e ambiental.
Acreditamos que educar para a sustentabilidade é formar cidadãos conscientes, ativos e comprometidos com o futuro do planeta.
Prof. Isabel Pinto e Graça Pereira
