Uma lição de vida
No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, o Agrupamento assegura o ensino e formação em Suporte Básico de Vida (SBV) a alunos, docentes e assistentes operacionais com vista à aquisição das competências práticas básicas, necessárias ao socorro pré-hospitalar, enquanto ato de cidadania.
A paragem cardiorrespiratória é a principal causa de morte na Europa. Uma vitima de PCR aguarda, em média, 5 a 8 minutos desde o momento em que é dado o alerta até a chegada da ambulância. Cada minuto sem socorro reduz a probabilidade de sobrevivência da vítima em cerca de 10%.
Porque ensinar SBV ao maior número de pessoas possível é um dos processos mais eficazes para salvar vidas, foram iniciadas, na escola sede, várias ações que decorreram em três fases distintas.
No dia 16 de maio, realizou-se a ação de “Mass Training SBV” para os 60 alunos das turmas B, C e D do 7.º ano. A ação teve a duração de duas horas. Na primeira hora, foram apresentadas a explicação e a demonstração por parte dos técnicos de emergência médica do INEM e, na segunda hora, foi dedicada à simulação/ prática em 6 simuladores de reanimação ou manequins. Os “Mass Training SBV”, para docentes e assistentes operacionais, realizaram-se nos dias 09 de julho e 10 de setembro. Nos dias 24 e 26 de setembro, foi a vez das turmas dos5.º e 6.º anos. Participaram nestas ações de “Mass Training SBV” 177 alunos acompanhados de 12 professores.
Considerando que «as crianças de hoje são os adultos de amanhã», todo o investimento bem feito será retribuído no futuro, na esperança de que cada um de nós receba o que de melhor hoje plantou!
A Equipa PES