Visita de Estudo - 7º ano
No dia 21 de Abril, os alunos do 7.º ano realizaram uma visita de estudo ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio, de Ourém-Torres Novas e à Gruta da Moeda, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.
As Grutas da Moeda foram descobertas em 1971 por dois caçadores que andavam a perseguir uma raposa. A curiosidade levou-os a explorar o algar em toda a sua extensão. Durante perto de dois meses, os dois homens continuaram a escavar as estreitas fendas que se seguiram à primeira caverna, desvendando pouco a pouco as demais salas e galerias que hoje têm o nome de "Presépio", "Pastor", "Cascata", "Virgem", "Cúpula Vermelha", "Marítima", "Capela Imperfeita", "Bolo de Noiva", "Abóbada Vermelha" e "Fonte das Lágrimas", que podem ser vistas no percurso visitável. A Gruta que visitamos é de origem calcária onde o mineral é a calcite. Este mineral dissolve-se facilmente na água, com alguma acidez, originando todos aqueles “buracos”! A profundidade da gruta é de cerca de 45 metros e a sua temperatura é constante ao longo do ano: aproximadamente 18ºC.
Da parte da tarde, visitamos o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios, conhecido também por Pegadas da Serra de Aire ou ainda Pedreira do Galinha. Foi criado em 1996. Situa-se na Serra de Aire, perto de Fátima, nos municípios de Ourém e Torres Novas. Faz parte do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, ocupando uma área de cerca de 20 hectares. João Carvalho descobriu as pegadas de alguns dos maiores seres vivos que alguma vez povoaram o planeta Terra – os saurópodes. Nas suas deslocações, estes animais deixaram as suas pegadas nas camadas finas de lama existente nas lagunas marinhas que aí existiam, de baixa profundidade. Depois a lama secou e foi soterrada por sedimentos calcários que acabaram por se transformar em rocha. Passados cerca de 175 milhões de anos os trabalhos de exploração na pedreira do Galinha puseram a descoberto os vários trilhos visíveis na laje e que nós pudemos observar!
A visita correu muito bem! Foi espetacular!
Bárbara Araújo, Catarina Silva, Juliana Lima (7C)
Beatriz Cerqueira, Carolina Gonçalves, Maria Pereira e Sara Pereira (7ºE)