Teacher Exchange Braga
Agrupamento de Celeirós promove encontro internacional no âmbito do projeto Three4Climate
Abordagem holística, na introdução da Educação para a sustentabilidade em projetos, no currículo escolar de cada disciplina, ou articulando várias disciplinas foi o foco de partilha de boas práticas para mitigar as alterações climáticas.
O Agrupamento de Escolas de Celeirós organizou um intercâmbio online internacional para professores portugueses, eslovenos e alemães, no âmbito do Projeto Three4Climate, com o intuito de promover o trabalho em rede e as boas práticas relativas à ação climática, uma vez que não foi possível o encontro presencial. Com este intercâmbio, estreitaram-se laços a nível internacional e discutiram-se estratégias de abordagem à temática das alterações climáticas, bem como a necessidade premente de internacionalizar a introdução da Educação para a Sustentabilidade no currículo escolar. O Projeto Three4Climate, que faz parte da Iniciativa Europeia para o Clima (EUKI), fornece uma plataforma para os decisores locais, nacionais e europeus se conectarem e discutirem elementos importantes da ação climática, refletindo acerca de desafios e possíveis soluções para um futuro neutro em carbono, tendo em conta o Acordo Verde Europeu.
Durante o intercâmbio, que teve lugar no dia 3 e 5 de novembro, houve oportunidade para um momento de boas-vindas por parte da equipa do Three4Climate, da direção, bem como dos alunos, através de um momento musical, em inglês, proporcionado pelos alunos do 6ºE. Sucedeu-lhe uma sessão dedicada à partilha dos projetos que se articulam e que estão vigentes no nosso Agrupamento relacionados com a Educação para a Sustentabilidade, destacando-se o Projeto Eco-Escolas, Projeto Rios, Escola Mais Verde e Jovens Repórteres para o Ambiente. Para além disto, discutiu-se a integração curricular do tópico da educação para a sustentabilidade, bem como metodologias e dinâmicas suscetíveis de introduzirem as alterações climáticas em contexto de sala de aula – tendo havido oportunidade de assistir a uma aula de Inglês do 8ºD, onde as alterações climáticas foram debatidas. Também a criação de um Escape Room- TIC realizado em articulação com outras disciplinas sobre a temática de sustentabilidade ambiental - e de um problema de matemática que abordava a importância da alternativa elétrica como resposta a muitas das preocupações das cidades atuais, foram exemplos de possíveis dinâmicas e ferramentas a serem utilizadas.
Os Eco Repórteres para o ambiente da EB 2,3 de Celeirós estiverem presentes e tiveram oportunidade de colocar algumas questões acerca da viagem realizada com o mínimo de emissões de carbono entre a Alemanha e Portugal.
A Equipa do Three4Climate agradece a colaboração a todos os envolvidos – docentes, direção e alunos.
A equipa T4C