Será possível viajar pela Europa com um mínimo de emissões de carbono?
Dois professores, Tobias Dewald e Jens Ohlemeyer, partiram de Bielefeld, Alemanha, aceitando aventurar-se numa viagem com o mínimo possível de emissões de carbono até Portugal, no âmbito do projeto Three4Climate. Este projeto foi lançado pelo Ministério do Ambiente Alemão, sob o mote “Think European, Act Local”, integrando os 3 países que constituem a tri-presidência da União Europeia – Alemanha, Portugal e Eslovénia – com o intuito de partilharem boas práticas para o clima, trabalhando em rede.
Inicialmente, estes rumaram para Bruxelas, utilizando um carro elétrico, Mercedes-Benz EQ, para levarem as reivindicações dos estudantes participantes no projeto à Direcção-Geral da Ação Climática da Comissão Europeia. De seguida, viajaram até ao Agrupamento de Escolas de Celeirós, Braga, onde o seu veículo se encontra estacionado até ao término da visita a Portugal.
Com o objetivo de participarem na reunião de trabalho em Loulé, que terá lugar nos dias 6 e 7 de Outubro, viajaram de comboio até Lisboa, e de lá até Beja. Posteriormente, pedalaram o último troço do percurso, até à costa algarvia, utilizando as suas bicicletas elétricas escolares.
Será que a viagem decorreu como planeado? Quais foram as dificuldades que os bravos colegas alemães enfrentaram? Deixamos-vos a pensar… prometendo voltar (ainda) com mais novidades!