• EB de Cruz

  • EB de Escudeiros

  • EB de Garapôa

  • EB de Guisande

  • JI de Lamas

  • Biblioteca

  • Pavilhão

Copyright 2021 - AECeleirós

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Cartaz MIBE 2020

A biblioteca escolar comemora o Mês Internacional  das Bibliotecas Escolares, com um conjunto de atividades, potencializadoras da reflexão e intervenção, dos  alunos e restante comunidade, com especial enfoque no tema do PAA do Agrupamento “Emergência climática – Agir pelo futuro”, enquadrado no projeto THEE4Climate.


A partilha de leituras, a escrita criativa e dinamização de um fórum de discussão serão o elo para aproximar a comunidade, fomentar o sentido crítico e a criatividade.


Ler mais: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Prémios "Uma Aventura... Literária 2020"

premioumaaventura2020

O aluno Duarte Ribeiro, do 5º B, foi distinguido com um Prémio Especial do Júri, no 2º ciclo, pela sua participação na modalidade de Desenho, no Concurso "Uma Aventura... Literária 2020".

Num universo de mais 14 mil trabalhos, individuais e de grupo de alunos de escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira e também de escolas de França, Suíça, Macau, Cabo Verde e Brasil, esta distinção foi conseguida com a apresentação de uma candidatura que consistiu na ilustração de uma passagem da obra “Uma aventura na noite das Bruxas”.

A Caminho felicita o aluno e a escola pela qualidade do trabalho, que encantou o júri, e agradece a todos os professores que, com dedicação e empenho, continuam a fazer deste concurso o maior do género em Portugal.

O prémio consiste na publicação do trabalho num dos livros da coleção Uma Aventura.

Parabéns, ao Duarte e à professora Emília Carvalho, como elemento da equipa da biblioteca responsável pela participação, por este prémio, que tanto nos honra!



Diploma aventura 2020


O  júri deste mesmo Concurso “Uma Aventura Literária… 2020”, promovido pela Editora Caminho, reconhece, mais uma vez, o mérito dos alunos do Agrupamento de Escolas de Celeirós. A capacidade de argumentação e o espírito crítico do aluno Artur Fernandes, do 5º B, foram premiados com a atribuição de uma Menção Honrosa pelo texto produzido na modalidade de Crítica, com o qual se candidatou, e que muito nos honra. 

Para além das referências paratextuais, o aluno  abordou no seu trabalho questões relacionadas com a cultura e a civilização indígena, bem como "a ganância do ser humano e do sentimento egoísta de possessão que põe as pessoas em risco", temáticas presentes na obra “Uma aventura na Amazónia”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Arlindo Fagundes.

Parabéns ao Artur pela capacidade, criatividade e empenhamento demonstrados. 





premioaventuraliter2020gm


"Parabéns ao aluno Gabriel Marques, do 9.º A, pois foi distinguido com uma Menção Honrosa no concurso Uma Aventura… Literária 2020, na modalidade de texto original
Na edição deste ano foram enviados mais de 14 mil trabalhos, quer individuais quer de grupo, oriundos de alunos de escolas de todo o país (incluindo Açores e Madeira), da Europa (França e Suíça), da Ásia (Macau), de África (Cabo Verde) e da América do Sul (Brasil).  
Também são merecedores de elogios, não só os alunos da nossa escola que trabalharam e sistematizaram o texto narrativo, como também os que foram selecionados para este concurso. Todos devem continuar a acreditar nas suas capacidades na produção e criação de textos literários, dado que comprovadamente sentiram a sua própria evolução, sobretudo em contexto de sala de aula." 









aventura2020i

Parabéns! O trabalho do(s) aluno(s) Mariana Ribeiro foi distinguido com uma Menção Honrosa no concurso Uma Aventura… Literária 2020.

Tal como previsto no regulamento, os alunos cujos trabalhos são distinguidos com Menção Honrosa recebem, além do Diploma de Menção Honrosa que enviamos em anexo, um livro (um por trabalho) oferta da Editorial Caminho que será enviando em breve.

Na edição deste ano recebemos mais de 14 mil trabalhos, individuais e de grupo de alunos de escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira e também de escolas de França, Suíça, Macau, Cabo Verde e Brasil.

Mochila leve...

Mochila Leve

É o nome da campanha de sensibilização para a questão do peso excessivo das mochilas.

Se é verdade que:
  • os livros são hoje mais leves e estão divididos em volumes;
  • já são disponibilizadas licenças digitais gratuitas associadas aos manuais, abrindo caminho à sua progressiva desmaterialização;
  • e o uso de cacifos é uma prática cada vez mais frequente nas escolas;
É chegada a hora de desafiar todos a fazerem o que está ao alcance de cada um para que, em conjunto, seja possível que os alunos transportem mochilas cada vez mais leves.
Bastam, por vezes, mudanças de hábitos simples, rotinas facilmente alteráveis e atenção aos pormenores que podem fazer a diferença.

O Ministério da Educação desafia as escolas, os professores, os encarregados de educação e os próprios alunos a uma leitura atenta a este conjunto de "sugestões para levar às costas".

Seminário JRA em Braga recebe alunos de todo o País e alunos da EB 2,3 de Celeirós, recebem 1º prémio

JRA2021Estiveram presentes três alunos do nosso Agrupamento de Celeirós: Joana Ferreira, Mateus Fernandes e Artur Fernandes no Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), que decorreu nos dias 26 e 27 de novembro (sexta-feira e sábado, respetivamente) em Braga, na Escola EB 2,3 André Soares.

Parabéns pela conquista do 1º prémio a nível nacional na modalidade Reportagem escrita no escalão 1, a toda a equipa que produziu a notícia “Uma nova realidade para a mobilidade pós COVID” e parabéns pelo esforço e pela perseverança no caminho percorrido. Continuem sempre assim, para podermos comemorar muitas outras vitórias.

Neste seminário, com algumas restrições COVID, alunos e professores de todo o País, com o objetivo de debater e implementar a metodologia JRA, com destaque para a vertente de jornalismo ambiental, tiveram oportunidade de absorverem um enorme leque de novas experiências, aprendizagens e novos desafios de futuro. 

Professora Isabel Pinto

Campanha de outubro do Projeto Caça-Asteroides

caasteroides2021A Escola E. B. 2, 3 de Celeirós participou na campanha de outubro do Projeto Caça-Asteroides com os alunos do 7º ano na disciplina de Física e Química tendo realizado duas descobertas preliminares:

-AEC0009 (P11mjfV), descoberto pelos participantes, João Carneiro, Bruno Campos, Camila Forte, Diogo Beleza, Lara Martins, Mariana Pereira, Mariana Ramos e Pedro Gonçalves do 7ºC

-AEC0015 (P11mSCn), descoberto pelos participantes, João Carneiro, Agatha Miranda, André Araújo, João Vieira, Leonor Ribeiro, Martim Oliveira, Mateus Fernandes, Ricardo Antunes e Henrique Fecheira do 7ºD.

8. ª Conferência de Professores Espaciais

professoresespaciaisNo âmbito do Plano Anual de Atividades do grupo de Física e Química realizou-se em outubro uma visita virtual 3D à ISS (Internacional Space Station) com os alunos do 7º ano. A visita consistiu na visualização de um vídeo 3D da ESA (European Sapce Agency) em que os alunos assistiram com óculos 3D previamente feitos por cada um. Os alunos viram o filme com entusiasmo e curiosidade, no final foram escolhidos os pares de óculos melhor decorados que se encontram expostos na vitrina de FQ.

Esta atividade foi apresentada na 8.ª Conferência de Professores Espaciais, pelo professor de Física e Química, João Carneiro, tendo suscitado interesse dos presentes.

Agrupamento de Celeirós promove encontro internacional no âmbito do projeto Three4Climate

Day 1A abordagem holística, com intencionalidade, na introdução da Educação para a Sustentabilidade, no currículo escolar de cada disciplina, ou articulando várias disciplinas foi o foco de partilha de boas práticas para mitigar as alterações climáticas. O Agrupamento de Escolas de Celeirós organizou um intercâmbio online internacional para professores portugueses, eslovenos e alemães, no âmbito do Projeto Three4Climate, nos dias 3 e 5 de novembro, com o intuito de promover o trabalho em rede e as boas práticas relativas à ação climática.

O Projeto Three4Climate, que faz parte da Iniciativa Europeia para o Clima (EUKI), fornece uma plataforma para os decisores locais, nacionais e europeus se conectarem e discutirem elementos importantes da ação climática, refletindo acerca de desafios e possíveis soluções para um futuro neutro em carbono, tendo em conta o Acordo Verde Europeu. Neste projeto, Portugal está representado pelos Municípios de Braga e Loulé, através do Agrupamento de Escolas de Celeirós e o Agrupamento de Escolas Padre J. C. Cabanita, Salir.

A Equipa do Three4Climate agradece a colaboração a todos os envolvidos – docentes, direção e alunos.

Dia Internacional do Combate ao Bullying

dintercombbully

Assinalou-se no dia 20 de outubro, o Dia Internacional do Combate ao Bullying no nosso Agrupamento, através da divulgação de vídeos de sensibilização nos plasmas da escola. Para além disto, os alunos do 6ºC partilharam com a comunidade educativa a história intitulada "Se eu fosse vítima de bullying..." com a qual concorreram ao Concurso História da Ajudaris, tendo sido uma das histórias selecionadas para integrar um livro, cujas vendas revertem a favor de famílias e crianças carenciadas. Este projeto foi desenvolvido no ano letivo passado na disciplina de Português, em articulação com o projeto Teach For Portugal. Parabéns a todos os alunos envolvidos!

Subcategorias

f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.