Copyright 2019 - AECeleirós

Conquista de mais um “Selo Escola Saudável”

Certificado e diploma Selo Escola SaudávelA Diretora do Agrupamento e a Coordenadora do PES estiveram presentes na cerimónia de entrega do Selo Escola Saudável 2019, que decorreu no dia 26 de setembro, na Escola Básica e Secundária do Cerco, no Porto.

Esta distinção, criada pela Direção Geral da Educação, foi concedida a escolas como a nossa que integrem e assumam nas suas práticas quotidianas a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa.

Recorde-se que, em 2017, na primeira edição, o nosso Agrupamento já fora distinguido com o Selo Escola Saudável- Intermédio. Este ano, congratulamo-nos por ver o nosso trabalho reconhecido com o nível de certificação avançado- Nível III- fruto da melhoria das práticas na implementação da Educação para a Saúde em meio escolar.

É com orgulho que aqui divulgamos o nosso Selo Escola Saudável.

Equipa PES

Bandeiras verdes 2019

prémio1Decorreu em Guimarães, no dia 18 de outubro a cerimónia da entrega das Bandeiras verdes 2019 às Eco-Escolas premiadas com o trabalho em prole de um desenvolvimento sustentável.

Os alunos das dezasseis escolas da nosso concelho deslocaram-se a Guimarães num autocarro da C.M.B, pelas 9,45 horas da manhã, pois como estavamos no município vizinho, chegamos lá rapidinho ao  recinto do Multiusos de Guimarães.

A nossa escola era uma convidada especial: estivemos na cerimónia da entrega dos prémios dos desafios Eco-escolas para o ano letivo 2018/2019. Ganhamos o 1º prémio no concurso Eco-trilhos e menção honrosa no concurso das máscaras decarnaval. Foi com muito orgulho que fomos ao palco buscar estes prémios e tiramos fotos com as entidades do município, do ministério da educação, da Agência do Ambiente e presidente da ABAE.

Ler mais: Bandeiras verdes 2019

Desafio Eco-Escolas "Eco-trilhos 2019"

A nossa escola conseguiu o primeiro prémio no desafio Eco-Escolas "Eco-trilhos 2019".

Prémios

Concelho

Escola

Professores Coordenadores

1 º Prémio

Braga

Escola EB 2,3 de Celeirós

Maria da Graça Dias Pereira
Isabel Maria Rodrigues Pinto


O Eco-Trilho do Mar é um dos produtos finais das ações estratégicas de ensino orientadas para o Perfil dos Alunos, no âmbito do Projeto de Articulação Interdisciplinar (DAC) do 8.º ano “Visita de Estudo ao Parque Natural do Litoral Norte”. O trabalho prático de grupo foi desenvolvido em vários contextos - sala de aula e campo - pelos alunos, com orientação das professoras, na disciplina de Ciências Naturais. Foram utilizados vários recursos, nomeadamente Powerbank e smartphone com máquina fotográfica e GPS, no campo, e tablets, na sala de aula. Trabalhou-se com recurso a plataformas digitais inovadoras e APPS, relacionando conhecimentos técnicos, científicos e socioculturais (ex. Plantnet, Wikiloc, Invasoras). 

O culminar deste trabalho foi a submissão da candidatura ao Projeto Eco-Trilhos, no âmbito do Projeto Eco-Escolas.

Veja o trilho que foi criado: 
Parabéns aos professores e alunos envolvidos.

Mochila leve...

Mochila Leve

É o nome da campanha de sensibilização para a questão do peso excessivo das mochilas.

Se é verdade que:
  • os livros são hoje mais leves e estão divididos em volumes;
  • já são disponibilizadas licenças digitais gratuitas associadas aos manuais, abrindo caminho à sua progressiva desmaterialização;
  • e o uso de cacifos é uma prática cada vez mais frequente nas escolas;
É chegada a hora de desafiar todos a fazerem o que está ao alcance de cada um para que, em conjunto, seja possível que os alunos transportem mochilas cada vez mais leves.
Bastam, por vezes, mudanças de hábitos simples, rotinas facilmente alteráveis e atenção aos pormenores que podem fazer a diferença.

O Ministério da Educação desafia as escolas, os professores, os encarregados de educação e os próprios alunos a uma leitura atenta a este conjunto de "sugestões para levar às costas".

Concurso “Uma aventura Literária 2019”

Participação Meritória

concurso aluna a receber o prémioOs nossos alunos são fantásticos! Uma vez mais, alunos do Agrupamento, de diferentes níveis de ensino, participaram nesta iniciativa literária e, pela 3ª vez consecutiva, brilharam!

Dos 15152 participantes, a nível nacional, a aluna Camila Faria, do pré-escolar da EB da Cruz, conquistou o 3º lugar, na modalidade desenho.

A premiada, acompanhada pela família e pela educadora, viajou até Lisboa, para a cerimónia da entrega do honroso prémio, pela mão das autoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.

Parabéns para a Camila, pais e educadora!


Ler mais: Concurso “Uma aventura Literária 2019”

Aluno vence concurso de Poesia

Da participação de 19 dos nossos alunos, na 10ª edição do Concurso Encontro de Poesia 2019, promovido pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, resultou um 1ª PRÉMIO.

Parabéns a todos os participantes, mas, especialmente, ao aluno vencedor!

 
Poema vencedor “Eu adoro o mar…”

Eu adoro o mar e o seu brilho

Com gaivotas a voar.

As ondas são o meu caminho

E eu vou para onde me levar.

 
O mar é como um espelho para o céu,

Cheio de alegria e poesia.

Sempre que olho para o mar

Só penso nas poesias de Sophia.

 
João - 8.º ano

Mochila guardada, Saúde cuidada!

O Agrupamento de Escolas de Celeirós foi uma das Escolas vencedoras, no  Orçamento Participativo Escolar, da CMB, com o Projeto "Mochila guardada, Saúde cuidada!" . 

 Num futuro próximo, teremos Cacifos Novos, para todos os os alunos!
f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.