• EB de Cruz

  • EB de Escudeiros

  • EB de Figueiredo

  • EB de Garapôa

  • EB de Guisande

  • JI de Lamas

  • Biblioteca Escolar

Copyright 2020 - AECeleirós

AEC - Escola Amiga da Criança

EACrianca2019placaO Agrupamento de Escolas de Celeirós foi uma das nove escolas do conselho de Braga que recebeu o prémio "Escola Amiga da Criança".
Este prémio é uma iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá.
A entrega do prémio decorreu no dia 14 de dezembro e mereceu destaque nos jornais regionais:

Correio do Minho

Diário do Minho

A ÁRVORE DOS SORRISOS

arvoresorrisos2019A árvore de Natal que o clube da floresta elaborou ganhou o primeiro prémio no concurso Eco-Natal, promovido pela C.M.B.

O nosso trabalho de Natal, este ano, foi o resultado de muitas ideias juntas. Tudo começou com a enorme recolha de escovas de dentes usadas no ano letivo anterior. Pensamos que o nosso trabalho teria que estar relacionado com a preservação da floresta, a educação para a saúde, a separação de resíduos e passar a mensagem “AMA A FLORESTA e Recicla a tua escova de dentes”. Assim, tivemos por base a ideia:

“Nesta época de excessos gastronómicos, a comunidade educativa não se preocupa com a saúde oral e come muitos doces. Muitas vezes a preocupação com a higiene oral é reduzida. Pretendemos incentivar a higiene oral e mudar a escova dos dentes no final de cada estação. Mas essa escova de dentes usada não vai para o lixo: é recuperada e reutilizada para fazer material didático para os parques infantis - daí construirmos uma árvore de sorrisos


Esperemos que a árvore dos sorrisos nos encante neste Natal e nos faça pensar na reciclagem do plástico !

O Clube da Floresta!

PROJETO + CONTIGO

Sensibilização aos Pais e Encarregados de Educação - “Suicídio Juvenil – Sabe como prevenir?”.

Dia 27 de novembro (quarta-feira) das 18h00 às 20h00, no auditório da Escola EB 2,3 de Celeirós.

Contamos com a sua presença!

Conquista de mais um “Selo Escola Saudável”

Certificado e diploma Selo Escola SaudávelA Diretora do Agrupamento e a Coordenadora do PES estiveram presentes na cerimónia de entrega do Selo Escola Saudável 2019, que decorreu no dia 26 de setembro, na Escola Básica e Secundária do Cerco, no Porto.

Esta distinção, criada pela Direção Geral da Educação, foi concedida a escolas como a nossa que integrem e assumam nas suas práticas quotidianas a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa.

Recorde-se que, em 2017, na primeira edição, o nosso Agrupamento já fora distinguido com o Selo Escola Saudável- Intermédio. Este ano, congratulamo-nos por ver o nosso trabalho reconhecido com o nível de certificação avançado- Nível III- fruto da melhoria das práticas na implementação da Educação para a Saúde em meio escolar.

É com orgulho que aqui divulgamos o nosso Selo Escola Saudável.

Equipa PES

Bandeiras verdes 2019

prémio1Decorreu em Guimarães, no dia 18 de outubro a cerimónia da entrega das Bandeiras verdes 2019 às Eco-Escolas premiadas com o trabalho em prole de um desenvolvimento sustentável.

Os alunos das dezasseis escolas da nosso concelho deslocaram-se a Guimarães num autocarro da C.M.B, pelas 9,45 horas da manhã, pois como estavamos no município vizinho, chegamos lá rapidinho ao  recinto do Multiusos de Guimarães.

A nossa escola era uma convidada especial: estivemos na cerimónia da entrega dos prémios dos desafios Eco-escolas para o ano letivo 2018/2019. Ganhamos o 1º prémio no concurso Eco-trilhos e menção honrosa no concurso das máscaras decarnaval. Foi com muito orgulho que fomos ao palco buscar estes prémios e tiramos fotos com as entidades do município, do ministério da educação, da Agência do Ambiente e presidente da ABAE.

Ler mais: Bandeiras verdes 2019

Desafio Eco-Escolas "Eco-trilhos 2019"

A nossa escola conseguiu o primeiro prémio no desafio Eco-Escolas "Eco-trilhos 2019".

Prémios

Concelho

Escola

Professores Coordenadores

1 º Prémio

Braga

Escola EB 2,3 de Celeirós

Maria da Graça Dias Pereira
Isabel Maria Rodrigues Pinto


O Eco-Trilho do Mar é um dos produtos finais das ações estratégicas de ensino orientadas para o Perfil dos Alunos, no âmbito do Projeto de Articulação Interdisciplinar (DAC) do 8.º ano “Visita de Estudo ao Parque Natural do Litoral Norte”. O trabalho prático de grupo foi desenvolvido em vários contextos - sala de aula e campo - pelos alunos, com orientação das professoras, na disciplina de Ciências Naturais. Foram utilizados vários recursos, nomeadamente Powerbank e smartphone com máquina fotográfica e GPS, no campo, e tablets, na sala de aula. Trabalhou-se com recurso a plataformas digitais inovadoras e APPS, relacionando conhecimentos técnicos, científicos e socioculturais (ex. Plantnet, Wikiloc, Invasoras). 

O culminar deste trabalho foi a submissão da candidatura ao Projeto Eco-Trilhos, no âmbito do Projeto Eco-Escolas.

Veja o trilho que foi criado: 
Parabéns aos professores e alunos envolvidos.

Mochila leve...

Mochila Leve

É o nome da campanha de sensibilização para a questão do peso excessivo das mochilas.

Se é verdade que:
  • os livros são hoje mais leves e estão divididos em volumes;
  • já são disponibilizadas licenças digitais gratuitas associadas aos manuais, abrindo caminho à sua progressiva desmaterialização;
  • e o uso de cacifos é uma prática cada vez mais frequente nas escolas;
É chegada a hora de desafiar todos a fazerem o que está ao alcance de cada um para que, em conjunto, seja possível que os alunos transportem mochilas cada vez mais leves.
Bastam, por vezes, mudanças de hábitos simples, rotinas facilmente alteráveis e atenção aos pormenores que podem fazer a diferença.

O Ministério da Educação desafia as escolas, os professores, os encarregados de educação e os próprios alunos a uma leitura atenta a este conjunto de "sugestões para levar às costas".

f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.