• BEM-VINDO

  • EB de Cruz

  • EB de Escudeiros

  • EB de Figueiredo

  • EB de Garapôa

  • EB de Guisande

  • JI de Lamas

  • Pavilhão

Copyright 2020 - AECeleirós

Three4Climate

O projeto Three4Climate faz parte da Iniciativa Europeia para o Clima (EUKI). O principal objetivo da EUKI é promover a cooperação climática na União Europeia (UE), a fim de mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE). O Three4Climate apoia a presidência do Conselho da União Europeia (UE). (Julho 2020 – Dezembro 2021). Entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021, Portugal assume a Presidência rotativa do Conselho da UE. Sucede à Alemanha (julho a dezembro de 2020) e precede a Eslovénia (julho a dezembro de 2021), países com os quais integra o trio de Presidências. O projeto fornece uma plataforma para os decisores locais, nacionais e europeus conectarem-se e discutirem elementos importantes da ação climática, compreenderem os interesses uns dos outros e avançarem para um entendimento comum dos desafios e das possíveis soluções para um futuro neutro em carbono, em concordância com o Acordo Verde Europeu. Assim, o trio como forma de integração na UE deve ser tangível a nível local. Duas cidades e duas escolas por trio-país foram selecionadas para participar das atividades do projeto que oferecerão uma oportunidade de partilhar ações climáticas ambiciosas dos atores locais, projetá-las além do nível nacional e permitir a replicação e disseminação das ações para que aprendam uns com os outros. Portugal estará representado pelos municípios de Braga e Loulé e com as escolas Agrupamento de Escolas de Celeirós e Agrupamento de Escolas Padre J. C. Cabanita, Salir.  

O Agrupamento conta com o contributo e apoio da comunidade educativa neste desafio. Vamos ser agentes de mudança. Mudemos pelos nossos alunos, pelos nossos filhos, por nós. Pelo nosso futuro.


Apresentação à Comunidade Educativa



Projeto Three4Climate

EUKI - European Climate Iniative

Prémios "Uma Aventura... Literária 2020"

premioumaaventura2020

O aluno Duarte Ribeiro, do 5º B, foi distinguido com um Prémio Especial do Júri, no 2º ciclo, pela sua participação na modalidade de Desenho, no Concurso "Uma Aventura... Literária 2020".

Num universo de mais 14 mil trabalhos, individuais e de grupo de alunos de escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira e também de escolas de França, Suíça, Macau, Cabo Verde e Brasil, esta distinção foi conseguida com a apresentação de uma candidatura que consistiu na ilustração de uma passagem da obra “Uma aventura na noite das Bruxas”.

A Caminho felicita o aluno e a escola pela qualidade do trabalho, que encantou o júri, e agradece a todos os professores que, com dedicação e empenho, continuam a fazer deste concurso o maior do género em Portugal.

O prémio consiste na publicação do trabalho num dos livros da coleção Uma Aventura.

Parabéns, ao Duarte e à professora Emília Carvalho, como elemento da equipa da biblioteca responsável pela participação, por este prémio, que tanto nos honra!



Diploma aventura 2020


O  júri deste mesmo Concurso “Uma Aventura Literária… 2020”, promovido pela Editora Caminho, reconhece, mais uma vez, o mérito dos alunos do Agrupamento de Escolas de Celeirós. A capacidade de argumentação e o espírito crítico do aluno Artur Fernandes, do 5º B, foram premiados com a atribuição de uma Menção Honrosa pelo texto produzido na modalidade de Crítica, com o qual se candidatou, e que muito nos honra. 

Para além das referências paratextuais, o aluno  abordou no seu trabalho questões relacionadas com a cultura e a civilização indígena, bem como "a ganância do ser humano e do sentimento egoísta de possessão que põe as pessoas em risco", temáticas presentes na obra “Uma aventura na Amazónia”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Arlindo Fagundes.

Parabéns ao Artur pela capacidade, criatividade e empenhamento demonstrados. 





premioaventuraliter2020gm


"Parabéns ao aluno Gabriel Marques, do 9.º A, pois foi distinguido com uma Menção Honrosa no concurso Uma Aventura… Literária 2020, na modalidade de texto original
Na edição deste ano foram enviados mais de 14 mil trabalhos, quer individuais quer de grupo, oriundos de alunos de escolas de todo o país (incluindo Açores e Madeira), da Europa (França e Suíça), da Ásia (Macau), de África (Cabo Verde) e da América do Sul (Brasil).  
Também são merecedores de elogios, não só os alunos da nossa escola que trabalharam e sistematizaram o texto narrativo, como também os que foram selecionados para este concurso. Todos devem continuar a acreditar nas suas capacidades na produção e criação de textos literários, dado que comprovadamente sentiram a sua própria evolução, sobretudo em contexto de sala de aula." 









aventura2020i

Parabéns! O trabalho do(s) aluno(s) Mariana Ribeiro foi distinguido com uma Menção Honrosa no concurso Uma Aventura… Literária 2020.

Tal como previsto no regulamento, os alunos cujos trabalhos são distinguidos com Menção Honrosa recebem, além do Diploma de Menção Honrosa que enviamos em anexo, um livro (um por trabalho) oferta da Editorial Caminho que será enviando em breve.

Na edição deste ano recebemos mais de 14 mil trabalhos, individuais e de grupo de alunos de escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira e também de escolas de França, Suíça, Macau, Cabo Verde e Brasil.

COMUNICADO À COMUNIDADE EDUCATIVA – Nº 4

Covid-19

 

O segundo período terminou e inicia-se a Interrupção da Páscoa. Uma Páscoa que este ano será diferente para todos. Recolhidos no nosso lar não iremos usufruir dos momentos de partilha familiar a que tanto nos habituámos.
Os dias de interrupção, vulgarmente designados por férias da páscoa, são, por norma, para a generalidade dos alunos momentos pelos quais ansiavam para fugir à rotina da escola, estar em casa ou sair com os amigos, no entanto, desta vez, poderão ser percecionados de outro modo. Talvez, agora, ir à escola fosse o que muitos alunos e pais desejariam ver acontecer.
No panorama atual os dias são agora mais longos, porque chegou a primavera e vem o horário de verão, sem dúvida, mas em especial, porque estamos confinados a um espaço mais exíguo e a atividades menos dinâmicas e variadas, porque quebrámos rotinas que nos são essenciais. Estamos à prova. A resiliência, a organização do dia-a-dia, a criação de novas rotinas saudáveis e prazerosas são agora um desafio para todos nós.
Neste quadro, importa dar nota de que poderá ser uma opção para os próximos quinze dias que se avizinham, sem aulas, a realização de tarefas lúdico-pedagógicas. Neste sentido, a Escola disponibilizará na sua página um conjunto de informação: jogos, visitas virtuais, concursos, entre outras atividades/sites, a que os interessados poderão recorrer, para tornar mais interessantes estes dias em família.
Desejo a todos os alunos e suas famílias uns bons dias de descanso, de harmonia, com muita responsabilidade social. Ficar em casa é um desafio a superar por um bem maior.
Sei que vamos vencer!
Juntos seremos mais fortes, felizes e melhores!

Boa Páscoa.

Celeirós, 27 de março de 2020

A Diretora

Célia Pereira Simões

COMUNICADO À COMUNIDADE EDUCATIVA – Nº 3

Covid-19

 
No término desta primeira semana de “Escola em casa”, importa fazer um ponto de situação.
É determinante que os alunos compreendam que continuam em aulas e não de férias e mantenham as rotinas escolares, ocupando parte do seu dia com as mesmas, sejam elas online, em cada uma das disciplinas que compõem o seu horário escolar, ou na execução de tarefas enviadas pelos respetivos professores.

Ler mais: COMUNICADO À COMUNIDADE EDUCATIVA – Nº 3

Parlamento dos jovens - Parabéns ao AEC

Decorreu na passada quarta-feira (dia12), a eleição dos membros da Mesa da Sessão Distrital do Projeto “Parlamento dos Jovens”. Estiveram representadas 55 escolas do distrito de Braga.

No processo de eleição os candidatos tiveram de revelar as suas capacidades de liderança e o seu conhecimento das regras de condução dos trabalhos da Sessão. A nossa aluna Ana Margarida Vilaça Rodrigues, da turma B do 8º ano, demostrou as competências necessárias e conseguiu ser eleita vice-presidente.

Parabéns, à Ana Margarida, e a todos os professores do Agrupamento que trabalham diariamente para o sucesso dos seus alunos.

O Coordenador do Projeto

Jorge Cidade

f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.