Copyright 2019 - AECeleirós

Plano Nacional Cinema outubro 2019

A equipa do PNC do agrupamento de Escolas de Celeirós levou o cinema a toda a comunidade educativa.

Assim, para comemorar o mês que faz tributo às Bibliotecas e ao Património Audiovisual, foram projetados filmes em todos os estabelecimentos de ensino do agrupamento.

No pré-escolar foi projetado o filme” La Luna” de Enrico Casarosa.

No 1º ciclo, os alunos visualizaram o filme “A minha vida de Courgette” de Claude Barras.

O filme” A InPNC201911venção de Hugo” de Martin Scorsese para alunos do 2º ciclo e “Mãos Talentosas” de Thomas Carter para Pais/Encarregados de Educação, Assistentes Operacionais e Professores.

O principal objetivo prendeu-se com a importância dos alunos refletirem sobre as relações entre a arte e a tecnologia, as relações interpessoais e afetos, conhecer a história dos primórdios do cinema e dos efeitos especiais.

Quanto à restante comunidade educativa, o objetivo proposto foi proporcionar um tempo comum em que todos refletissem sobre a influência dos pais e professores na educação e formação das crianças. A relevância da literatura/leitura como fator de mudança e enriquecimento cultural/académico, para além das questões de preconceito e estereótipo.

Cabe ressaltar que a relação entre cinema e conhecimento excede o campo da educação formal.

Neste sentido, é importante que a escola ofereça aos alunos oportunidades de conhecimento e de aprendizagens por meio de uma das principais linguagens da atualidade: a linguagem cinematográfica.

Cumpre-se, deste modo, um dos grandes desafios da escola; transformar o trabalho pedagógico dos professores em aprendizagens mais abrangentes, em desenvolvimento crítico, em novas visões e vivências do mundo contemporâneo.

A equipa do PNC no Agrupamento

f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.