Copyright 2019 - AECeleirós

Visita de estudo ao Parque Natural do Litoral Norte – Esposende

SAM 3097No dia 2 de maio, os alunos do 8.º ano de escolaridade, realizaram uma visita de estudo ao Parque Natural do Litoral Norte – Esposende. A visita integrou dois momentos principais. De manhã a limpeza de uma praia de Ofir e de tarde, a realização de um percurso pedestre nas margens do Rio Neiva até à sua foz.

 

Logo pela manhã, o entusiasmo era grande entre os alunos, acompanhados pelos seus professores, um técnico superior do parque e ainda dois vigilantes da natureza. Após uma pequena e esclarecedora comunicação, sobre as características da flora e dos ecossistemas locais, feita ao grupo, pelo técnico Artur Viana, procedeu-se de imediato à limpeza de uma praia. Foi assim possível a todos, aperceberem-se que o lixo que todos produzimos, não desaparece do ambiente, aí permanecendo por muito tempo. Foi importante entender o papel que cada um tem no destino final que deve dar aos resíduos, colocando-os nos locais adequados, minimizando assim o seu impacto no ambiente. 
SAM 3107

Ao longo da tarde, alunos, professores e técnicos do Parque Litoral de Esposende percorreram as margens do Rio Neiva.

Este rio caracteriza-se pelo facto de ser um dos poucos rios de Portugal que corre em direção ao mar sem qualquer obstáculo construído pelo Homem e também pelas águas despoluídas, pela preservação das suas margens e pela biodiversidade do local.

O trajeto culminou com a chegada à praia e passagem pelo cordão dunar.

Neste dia a sala de aula cresceu, tomou a dimensão de praias, rios e parques. Nesse dia os valores de cidadania proativa e responsável prevaleceram, agora resta-nos esperar que prevaleçam para além desse dia.
Professor Mário Sérgio Silva

f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.