• .

  • EB de Cruz

  • EB de Escudeiros

  • EB de Garapôa

  • EB de Guisande

  • JI de Lamas

  • Biblioteca

  • Pavilhão

Copyright 2021 - AECeleirós

Apresentação do CLUBE – Desporto Escolar (DE)

O Desporto Escolar do Agrupamento de escolas de Celeirós divide-se em três partes: 1 – Atividade Externa; 2 – Atividade Interna e 3 – Outras atividades.

Na atividade externa desenvolvemos cinco grupos/equipas com competições externas e treinando semanalmente (3x50’/modalidade), a saber: Voleibol Infantil Feminino, orientado pelo professor Rui Silva, às terças-feiras e sextas-feiras (final do dia); Voleibol Infantil Masculino, orientado pela professora Margarida Castro, às terças-feiras e quintas-feiras (final do dia); Voleibol Iniciados Masculino, às terças-feiras e quintas-feiras (final do dia), orientado pelo professor Francisco Fernandes; Desporto Adaptado, terças-feiras de manhã e quintas-feiras (final do dia), orientado pelo professor Álvaro Barbosa e 2 grupos de BTT, orientados pelo professor Miguel Soares, às terças-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, sempre ao final do dia.

Na atividade interna desenvolvemos o Ténis de Mesa (1 x 50’). Esta atividade é desenvolvida pelo professor Rui Silva de EF para os alunos que gostem desta modalidade possam praticar e aprender mais sobre a mesma. (não competem fora da escola).

Outras atividades organizadas ainda pelo Desporto Escolar são os corta mato (nível escola, para os nossos alunos) e o corta mato distrital (organizado pelo CAE de Braga para os alunos apurados de todas as escolas do Concelho).





O coordenador do Desporto Escolar: Rui Silva

Equipa TIC

A formação da Equipa TIC, prevista no Despacho Normativo nº 10-A/2015, resulta da necessidade de apoio à direção para a manutenção/gestão dos recursos tecnológicos e de apoio à escola na programação/desenvolvimento de atividades educativas que envolvam os recursos tecnológicos. Assim, a equipa definiu como objetivos gerais: instalar e gerir os recursos tecnológicos; desenvolver novas potencialidades TIC no Agrupamento e dotar o pessoal docente, não docente e discente de competências para a utilização das TIC. Estes objetivos visam potenciar a utilização de novas metodologias de ensino/aprendizagem e de novas ferramentas de comunicação no contexto educativo bem como maximizar a utilização dos equipamentos informáticos, dotando a comunidade de competências específicas em TIC e mantendo operacional o parque informático.

O Clube de Robótica

Âmbito

Queres aprender a pilotar drones? A programar e construir robots?

rob2021a rob2021b

Frequenta o Clube de Robótica, aprende a pilotar, a programar e contruir robots e muito mais!

O Clube de Robótica permite desenvolver a interdisciplinaridade, o trabalho colaborativo, a aplicação do conhecimento em novas situações, visando desenvolver trabalhos tecnológicos. Este clube desperta o interesse dos alunos, facilita o desenvolvimento de competências em áreas científicas e tecnológicas atuais e de relevância futura e, ainda, concretiza alguns dos objetivos do Projeto Educativo, nomeadamente: Assegurar a melhoria contínua do sucesso académico; Promover comportamentos para o exercício de uma cidadania responsável; Assegurar a diversificação de modelos e práticas de ensino; Assegurar a abrangência do currículo nas dimensões: científica, humanística, técnica, tecnológica e artística e desportiva.

Atividades

- Pilotar drones em segurança;

- Construir e programar robots;

- Manusear componentes do arduíno e sua programação.

 

Objetivos

  • Fomentar o interesse pela programação e robótica articulando com diferentes áreas do saber, tais como, Português, Matemática, Ciências e Artes;
  • Incentivar os alunos a procurar respostas para diferentes problemas propostos através da programação e da robótica;
  • Fomentar o gosto pela tecnologia e ciência.

O Coordenador,

Professor João Pedro Carneiro

Física e Química

Clube de Matemática

O Clube de Matemática é um espaço que disponibiliza a todos os alunos, uma biblioteca onde podem realizar pesquisas ou estudos sobre a disciplina; jogos de estratégia onde podem divertir-se com alguns jogos de raciocínio e de lógica; um professor de matemática para esclarecimento de dúvidas sobre a disciplina, funcionando como complemento das atividades letivas.

Objetivos

- Ocupar educativamente os tempos livres dos alunos;clubemat2018 - Tornar a Matemática mais atrativa; 
- Dar a conhecer a Matemática de uma forma lúdica; 
- Desenvolver o gosto pela Matemática; 
- Desenvolver hábitos de trabalho e persistência; 
- Desenvolver a capacidade de comunicação e cooperação; 
- Exercitar e desenvolver o raciocínio e o pensamento científico; 
- Desenvolver a capacidade de resolver problemas; 
- Atenuar o insucesso; 
- Promover a interdisciplinaridade



Professores
Carla Rodrigues
Isabel Cristina Gonçalves
Sérgio Cunha

Local de funcionamento: Sala do Clube da Matemática (junto à reprografia)

Logótipo - Erasmus+

O AEC venceu o concurso internacional para a escolha do logótipo do projeto “Historical Places Build Relations”.Logotipo Erasmus net

Saiu valorizado o trabalho colaborativo desenvolvido nas turmas de 9º ano, com o apoio da professora Dulce Pino. Foram imensos os trabalhos de incomensurável qualidade realizados pelos nossos discentes.

Parabéns à Ana Beatriz Carvalho do 9º B, autora do projeto vencedor e a toda a equipa ERASMUS+ do AEC, com especial ênfase nos alunos que têm participado, de forma exemplar, nas atividades desenvolvidas desde novembro.


O Coordenador Erasmus +

Jorge Cidade

eTwinning - projetos

O Agrupamento de Escolas de Celeirós participa, ou já participou, nos seguintes projetos eTwinning:

Christmas cards exchange
Distância e Proximidade: as novas fronteiras da Escola / E@D
Eat healthy, be healthy!
HELLO EKO LİFE / MERHABA EKO YAŞAM

Historical Places Build Relations
Em 28 de janeiro de 2020, o professor Jorge Cidade (Agrupamento de Escolas de Celeirós) em conjunto com a professora  Bettina Benesch  (Goethe-Gymnasium, Gaggenau Germany) fundaram o projeto 'Historical Places Build Relations'
Atualmente, estão envolvidos em diferentes atividades, 16 professores e 134 alunos de 6 escolas da Alemanha, Espanha, Itália e Portugal. 
A plataforma eTwinning TwinSpace, continua a ser o principal ponto de interação do projeto KA 229 "Historical Places Build Relations", que se iniciou em setembro de 2020.

One step recycling one step STEM
Preschool Children Technology Addiction and Alternate Solutions
Radio Science - Impossible Interviews
RED FISH GOES FROM THE LAKE / KIRMIZI BALIK GÖLDEN ÇIKIYOR
Sitting Still Like a Frog: Mindfulness Exercises for Kids -Bir kurbağa gibi sakin ve dikkatli
Slow cities movement (cittaslow) for a sustainable future!
Vertical Garden

KA229 - Historical Places Build Relations

-  KA229 - School Exchange Partnerships 

  Historical Places Build Relations 

 "O projeto 'Historical Places Build Relations - Lugares históricos constroem relações' pretende desenvolver relações entre estudantes europeus de diferentes culturas e origens. O crescimento da discriminação e do racismo em toda a Europa, mesmo na geração mais jovem, esteve na génese do nosso projeto, que pretende fortalecer as relações de diferentes culturas numa idade precoce, focando-se na nossa história e raízes comuns, com o objetivo de desenvolver uma mudança de atitude, com enfoque no racismo e na discriminação. Esperamos fomentar a consciência nos nossos alunos sobre as “nossas semelhanças" enquanto eles fazem pesquisas para os diferentes projetos, e, ao mesmo tempo, despertar a consciência para a "alteridade", como um grande valor que deve ser apreciado.

O projeto terá início com um vídeo de introdução (primeira apresentação da escola / cidade / região) para que todos os parceiros conheçam os seus congéneres e a região europeia de onde são Vamos incluir eventos culturais e regionais típicos. Teremos na plataforma eTwinning , uma ferramenta comum para estabelecer um contato constante e troca de ideias. É, também, objetivo, desenvolver um projeto denominado 'Notícias do mês', no qual os alunos devem escolher um tema político e explicar o seu contexto e relevância no seu próprio país e as suas consequências para a União Europeia. Nos intercâmbios os alunos terão oportunidade de se conhecer cada vez melhor. A longo prazo, os resultados pretendidos com o projeto são:

- realização de um concurso de logotipos (os alunos planeiam e realizam um concurso em toda a escola) para encontrar um logo comum e trazer o projeto Erasmus para a vida escolar e da comunidade local (convite da imprensa);

- criação de uma página inicial do projeto. Os alunos terão suporte externo de especialistas, para a configuração e manutenção. Será tarefa de todos os grupos de alunos participantes mantê-la atualizada;

- realização de visitas regulares aos parceiros, trabalhando nos seguintes projetos comuns:

- criação de um jogo de tabuleiro 'europeu' (por exemplo, memória com fotos de locais históricos de todas as escolas participantes).

- criação de uma t-shirt do projeto;

- desenvolvimento de pesquisas (públicas e privadas) regularmente, para verificar o nível de disseminação da ideia do projeto, na comunidade escolar e na comunidade local.

- escrever um livro de receitas, depois de os alunos conhecerem a cultura dos outros parceiros, com um título do tipo: ' A Nossa mesa comum'. Essas receitas terão sido testadas intensamente no nosso 'Festival de Mesa Europeia' nas visitas aos parceiros.

- descoberta das línguas europeias, das suas raízes comuns e o seu papel dentro da UE;

 - elaboração de um questionário (por exemplo, semântica histórica) planeado e conduzido pelos alunos, nas escolas e cidades de origem;

- disseminação, a longo prazo, nos nossos alunos, de atitudes como a tolerância, a aceitação, a abertura e a compreensão."

Será possível viajar pela Europa com um mínimo de emissões de carbono?

IMG 20211003 105245Dois professores, Tobias Dewald e Jens Ohlemeyer, partiram de Bielefeld, Alemanha, aceitando aventurar-se numa viagem com o mínimo possível de emissões de carbono até Portugal, no âmbito do projeto Three4Climate. Este projeto foi lançado pelo Ministério do Ambiente Alemão, sob o mote “Think European, Act Local”, integrando os 3 países que constituem a tri-presidência da União Europeia – Alemanha, Portugal e Eslovénia – com o intuito de partilharem boas práticas para o clima, trabalhando em rede.

Ler mais: Será possível viajar pela Europa com um mínimo de emissões de carbono?

Three4climate: alunos de Celeirós entrevistam a Ministra do Ambiente da Alemanha

No dia 19 de novembro, pelas 13h45m, hora portuguesa, dois alunos da nossa escola, Diogo Freitas do 6º C e Daniela Martins do 8º E tiveram a honra de entrevistar a Ministra do Ambiente Alemã, Svenja Schulze, por videoconferência.

- no tema da energia : “  In which kind of renewable energy is the European Union investing more? Why?”  (Quais as energias renováveis em que a União Europeia investe   mais? Porquê?)

- no tema da mobilidade: “What can we do to compensate the damage that the lithium batteries (used in electrical cars) do to the environment?” (O que podemos fazer para compensar os estragos provocados no ambiente, pelas  baterias de Lítio utilizadas nos  carros elétricos?)

Foi interessante a forma como a Ministra Alemã respondeu às questões dos alunos das escolas, sempre muito simpática, construtiva e muito prestável com os speakers ( intervenientes). Para nós ficou a ideia de que o futuro são as energias renováveis e os carros elétricos.

Parabéns eco-estudantes de Celeirós por esta prestação internacional.

A equipa de Three4climate.

Three4Climate

O projeto Three4Climate faz parte da Iniciativa Europeia para o Clima (EUKI). O principal objetivo da EUKI é promover a cooperação climática na União Europeia (UE), a fim de mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE). O Three4Climate apoia a presidência do Conselho da União Europeia (UE). (Julho 2020 – Dezembro 2021). Entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021, Portugal assume a Presidência rotativa do Conselho da UE. Sucede à Alemanha (julho a dezembro de 2020) e precede a Eslovénia (julho a dezembro de 2021), países com os quais integra o trio de Presidências. O projeto fornece uma plataforma para os decisores locais, nacionais e europeus conectarem-se e discutirem elementos importantes da ação climática, compreenderem os interesses uns dos outros e avançarem para um entendimento comum dos desafios e das possíveis soluções para um futuro neutro em carbono, em concordância com o Acordo Verde Europeu. Assim, o trio como forma de integração na UE deve ser tangível a nível local. Duas cidades e duas escolas por trio-país foram selecionadas para participar das atividades do projeto que oferecerão uma oportunidade de partilhar ações climáticas ambiciosas dos atores locais, projetá-las além do nível nacional e permitir a replicação e disseminação das ações para que aprendam uns com os outros. Portugal estará representado pelos municípios de Braga e Loulé e com as escolas Agrupamento de Escolas de Celeirós e Agrupamento de Escolas Padre J. C. Cabanita, Salir.  

O Agrupamento conta com o contributo e apoio da comunidade educativa neste desafio. Vamos ser agentes de mudança. Mudemos pelos nossos alunos, pelos nossos filhos, por nós. Pelo nosso futuro.


Apresentação à Comunidade Educativa



Projeto Three4Climate

EUKI - European Climate Iniative

Subcategorias

f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.