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SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS

sepr2018PROJETO ECO-ESCOLAS

Convidamos toda a comunidade educativa a participar ativamente.       

Data

Hora

Local

Atividade

Ao longo da semana de 19 a 23 de novembro

-

BE

Troca de livros usados

Ao longo da semana de 19 a 23 de novembro

-

Em vários locais da Escola

Campanha de sensibilização para a separação de resíduos

2ªf – dia 19 de novembro

10:05

Átrio

Momento musical

“Mundo a reciclar” de Filipe Pinto, pela turma do 6ªA

3ªf – dia 20 de novembro

10:05

Entrada da EB 2.3

Hastear da Bandeira das Eco-Escolas 2018

4ªf – dia 21 de novembro

14h – 16 h

Rio Este, junto ao Continente, em Celeirós

Limpeza do rio Este (se não chover)

Voluntariado *

5ªf – dia 22 de novembro

14h - 15h

Átrio

Vamos fazer sabão

6ªf – dia 23 de novembro

14h – 16.30h

Picoto ou Sá de Miranda

Reflorestação (se não chover)

Voluntariado*

*fazer inscrição (prof. Isabel Pinto)

Nota: Sábado, dia 17 novembro pelas 10:30, no conservatório da Gulbenkian de Braga Workshop “Do lixo se faz música”

Brigada da Floresta de Celeirós premiada em Pombal

brigadafloresta2018No dia 4 de outubro, quinta-feira, encontramos novamente as várias Eco-escolas do concelho de Braga, junto à nossa escola sede, a EB 2 e 3 de Celeirós para rumarmos todas juntas até Pombal.

A viagem correu muito bem com a orientação do motorista muito calmo e simpático. Durante o caminho a Luísa, representante dos alunos do pré -escolar brilhou com o seu espetáculo de sombras chinesas e nós ficamos maravilhados com a sua imaginação e os seus dotes artísticos.

Ler mais: Brigada da Floresta de Celeirós premiada em Pombal

Eco-Escolas

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Projeto Eco-Escolas é um projeto vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, que a Fundação Ambiental (FEE) implementa em vários países, desde meados dos anos 90.


Âmbito

Implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, desde o ano letivo 1996/1997, contava no ano 2000 com cerca de 100 escolas galardoadas, tendo o ritmo de crescimento sido de cerca de 100 escolas/ano a partir dessa altura. Em 2018 o número de escolas inscritas foram 1625 e neste universo foram galardoadas 1438 com uma taxa se concretização de 71,4%.

Objetivos
O Projeto está orientado para a implementação da Agenda 21 ao nível local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola.
As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global.
Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.
O Projeto procura igualmente, estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, procurando contribuir para um maior envolvimento e participação em todo o processo, dos municípios, empresas, órgãos de comunicação social, ONGA’s e outros agentes interessados em contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.

Destinatários
Destina-se fundamentalmente, às escolas do ensino básico (do ensino pré-escolar ao 3º ciclo) podendo no entanto ser adaptado e implementado noutros graus de ensino.
Visa encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente.


Atividades

1.º período

- Galardão das Eco-escolas em Pombal
- 1º Conselho das Eco-escolas em 31 de outubro


- Limpeza do Rio Este a 9 de novembro
- Auditoria Ambiental nos temas: água, resíduos, energia, Florestas
-Aula de campo nas turmas do 5º ano e monitorização do rio Este em outubro


- Semana Europeia da Prevenção de resíduos em novembro
- Reflorestação do Picoto a 23 de novembro
- Participação no concurso Eco-Natal
- Palestra sobre alimentação saudável e biológica para os 6º anos a 25 deoutubro
- Participação no calendário 2019 da C.M.B pelas turmas do 2º ciclo

2.º período
- Participação no congresso das Eco-escolas
- 2º Conselho das Eco-escolas
-Visita à Braval para os meninos do 3º ano a 27 de fevereiro

3.º período
- Palestra sobre Poupança de energia para os 8º anos em maio
- Participação no concurso " Escola mais verde"
- Participação no concurso Eco- código 2019


Metodologia
A proposta às escolas consiste na adopção de uma metodologia de trabalho (simplificadamente denominada por 7 passos).
Seguindo uma metodologia constituída inspirada na Agenda 21 que de forma simplificada se enuncia em 7 passos: conselho eco-escolas; auditoria ambiental; plano de ação; monitorização/avaliação; trabalho curricular; divulgação à comunidade; eco-código.
Em termos temáticos deverão ser tratados por todas as Eco-Escolas os temas base: água, resíduos, energia e ainda, complementarmente: biodiversidade, agricultura biológica e mobilidade sustentável. Uma escola que pretenda ser reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas deverá apresentar a sua candidatura na qual demonstrará que seguiu a metodologia proposta; concretizou o seu plano de ação e realizou atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e tema do ano “ Floresta”.


No dia 4 de outubro na cerimónia em Pombal, a escola recebeu o prémio no concurso Brigada da Floresta que consistiu numa máquina fotográfica Nikon e um conjunto de materiais para trabalhar na floresta ( guia de campo, coletes refletores, puzzles , jogos ) e um grande diploma que nos fez corar de orgulho.

Clube de Xadrez

 ClubeXadrezÂmbito
É um espaço lúdico que constitui um verdadeiro instrumento educacional, estimulando o espírito competitivo, a capacidade de raciocínio e a autoconfiança do jovem. Permite desenvolver faculdades relacionadas com a ponderação, análise e decisão no sentido de solucionar problemas. Desta forma, é possível aprimorar capacidades que possibilitem a melhoria das aprendizagens noutras áreas didáticas.
No Agrupamento de Escolas de Celeirós, designadamente na sua sede, Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Celeirós, existe um espaço onde funciona o Clube no presente ano letivo. Embora com um horário reduzido, a sua atividade tem conhecido desde o seu aparecimento, uma grande recetividade por parte dos alunos que entre si disputam partidas entusiasmantes.

  Atividades
Todos os anos se realizam torneios muito disputados, internos ou noutras Escolas (ex. Alberto Sampaio, D. Maria II) onde já é tradição a nossa escola participar com bastante sucesso, estimulando assim ainda mais o espírito competitivo dos alunos, a sua experiência, socialização e o seu interesse crescente pela prática do Xadrez.


Objetivo
Cativar o maior número de alunos para a prática de uma modalidade lúdica de estratégia e reflexão. Nesse sentido, o convite de visita e participação nas atividades do Clube estará sempre aberto a todos os interessados! 


O XADREZ desenvolve a inteligência! Aparece, conhece, experimenta…

Apresentação do CLUBE – Desporto Escolar (DE)

O Desporto Escolar do Agrupamento de escolas de Celeirós divide-se em três partes: 1 – Atividade Externa; 2 – Atividade Interna e 3 – Outras atividades.

Na atividade externa desenvolvemos cinco grupos/equipas com competições externas e treinando semanalmente (3x50’/modalidade), a saber: Voleibol Infantil Feminino, orientado pelo professor Rui Silva, às terças-feiras e sextas-feiras (final do dia); Voleibol Infantil Masculino, orientado pela professora Margarida Castro, às terças-feiras e quintas-feiras (final do dia); Voleibol Iniciados Masculino, às terças-feiras e quintas-feiras (final do dia), orientado pelo professor Francisco Fernandes; Desporto Adaptado, terças-feiras de manhã e quintas-feiras (final do dia), orientado pelo professor Álvaro Barbosa e 2 grupos de BTT, orientados pelo professor Miguel Soares, às terças-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, sempre ao final do dia.

Na atividade interna desenvolvemos o Ténis de Mesa (1 x 50’). Esta atividade é desenvolvida pelo professor Rui Silva de EF para os alunos que gostem desta modalidade possam praticar e aprender mais sobre a mesma. (não competem fora da escola).

Outras atividades organizadas ainda pelo Desporto Escolar são os corta mato (nível escola, para os nossos alunos) e o corta mato distrital (organizado pelo CAE de Braga para os alunos apurados de todas as escolas do Concelho).





O coordenador do Desporto Escolar: Rui Silva

L P em ação - (Clube de Línguas)

Com base nas metas do PE, este projeto visa:

·         Promover a cooperação e o sucesso educativo;

·         Melhorar os resultados escolares dos alunos;

·         Dar a conhecer outros contextos culturais;

·         Desenvolver a aprendizagem autónoma dos alunos;

·         Promover o relacionamento interpessoal;

·         Proporcionar a aprendizagem da Língua Portuguesa de uma forma mais lúdica, descontraída e positiva.

 

Os objetivos deste clube são os seguintes:

·         Incentivar nos alunos o gosto pela aprendizagem da Língua;

·         Alargar conhecimentos sobre a cultura e tradição de outros países;

·         Desenvolver nos alunos o gosto pela criatividade, autonomia e iniciativa;

·         Desenvolver nos alunos o gosto pela criação de materiais e participação em projetos ou atividades individuais e coletivas;

·         Incentivar a produção escrita, individual e coletiva;

·         Estimular a imaginação e a criatividade;

·         Fomentar os hábitos de leitura e promover o desenvolvimento de competências da literacia da informação;

·         Fomentar a autonomia na construção do saber e do saber fazer;

·         Desenvolver a consciência solidária, ecológica, cultural e multicultural numa perspetiva de educação para a cidadania;

·         Consolidar e ampliar o papel da Biblioteca Escolar.

Clube de Línguas

clubedelinguas

Introdução

    CLimage003Aprender uma língua é muito mais do que aprender o seu funcionamento. É, também, contribuir para o enriquecimento, proporcionar uma relação com outras culturas, outros povos, outros modos de pensar. É desenvolver o espírito de tolerância, de respeito pela diversidade, nunca descurando a importância da Língua Materna, também como meio de comparação e contraste.
    Aprender uma língua é aprender um povo, uma cultura, é crescer na formação integral do aprendente. Dominar várias línguas é, hoje em dia, um “bem” de primeira necessidade neste mundo global e um requisito para se ser um “cidadão do mundo”. O Clube de Línguas pretende ser um espaço de dinamização destes princípios, onde se permita que o contacto com as diferentes línguas seja apelativo, formativo e lúdico, de forma a fazer com que os alunos alterem a sua visão da língua materna e estrangeiras e que se sintam cada vez mais participantes ativos neste mundo “além fronteiras”.

Competências a desenvolver

    Adquirir métodos de estudo das línguas
    Demostrar capacidades de atenção e de concentração
    Demostrar capacidades de trabalho individual, em pares e em grupo
    Utilizar diversas fontes de informação
    Desenvolver a capacidade de compreensão e produção (oral e escrita)
   CLimage004 Consolidar conhecimentos
    Aplicar novos conhecimentos
    Dominar estruturas elementares da(s) Língua(s)
    Adquirir vocabulário essencial
    Cooperar com os colegas e professoras
    Pedir ajuda, colocar dúvidas
    Ajudar os colegas a ultrapassar dificuldades
    Conhecer / divulgar a cultura e tradições dos países das diferentes línguas
    Envolver-se na celebração das tradições / cultura / diversidade dos diferentes países falantes das línguas pertencentes ao clube

Atividades a levar a cabo

Dependendo do público alvo, as atividades a desenvolver no clube serão selecionadas de entre as seguintes:
    Realização de exercícios de Aquisição e consolidação vocabular e gramatical
   CLimage005 Simulação de situações reais – Role play (dramatizações)
    Exercícios / trabalhos de oralidade
    Exercícios / trabalhos de escrita
    Leitura e análise de (pequenos) textos
    Atividades de conversação
    Jogos didático-pedagógicos
    Exercícios de audição, nomeadamente audição de canções e posterior análise / tradução
    Visionamento de filmes temáticos
    Exercícios de leitura
    Preparação para os testes (nos moldes do ponto anterior)
    Trabalhos individuais, em pares e em grupo
    Pesquisa, seleção de informação e respetiva construção de textosCLimage006
    Utilização do computador e da internet como instrumentos de trabalho
    Elaboração/ exposição de materiais e/ou trabalhos alusivos às diversas festividades e tradições

                    Celeirós, Outubro de 2018

Clube da Floresta

clubefloresta2018
Este clube tem como principais objetivos:


·         Promover a Educação ambiental;

·         Despertar valores, atitudes e princípios comportamentais que conduzam à preservação da floresta;

·         Dar a conhecer a fauna e flora da floresta autóctone;

·         Desenvolver o espírito de grupo e entreajuda:

·         Colaborar com projetos como o Eco-Escolas e entidades como CMB, entre outros.

Para atingir estes objetivos desenvolvemos atividades que envolvem:

·         Agricultura biológica;

·         Elaboração de produtos, comestíveis ou não, utilizando recursos florestais;

·         Reutilização de materiais;

·         Participação em concursos e desafios;

·         Trabalhos experimentais relacionados com o ambiente;

·         Saídas de campo.

Horário de funcionamento: 5ª feira entre 14:15h e as 16:05h.

Local de funcionamento: na sala C2; horta e jardim da escola.

Inscrições: abertas a todos os alunos que gostam de colaborar e dar um pequeno contributo, como cidadãos, na preservação do ambiente. Devem procurar a ficha de inscrição na reprografia.

Responsáveis: Professora Isabel Pinto e Graça Pereira

Clube: Proteção Cívil

O Clube de Proteção Civil foi criado na escola no ano letivo de 2016/2017. A criação deste Clube insere-se numa política de prevenção e segurança, que a Direção da escola e a equipa de segurança têm vindo a dar especial ênfase. Um dos objetivos do Clube, é o de ajudar a sensibilizar toda a comunidade escolar, para questões relacionadas com a segurança de pessoas e bens, nomeadamente a noção de risco e respetiva prevenção.

No Clube serão desenvolvidas tarefas de preparação e análise de simulacros que a escola realiza periodicamente.

Pretende-se ainda que neste Clube, os alunos pesquisem e reflitam sobre temas relacionados com a segurança, para que cada vez mais, seja valorizada a prevenção como fator principal para evitar situações de risco.

No Clube serão também preparadas atividades de sensibilização no sentido de uniformizar procedimentos face a sismos e incêndios, sendo essas mesmas atividades posteriormente transmitidas à população escolar das várias escolas do agrupamento.

O Clube preparará ainda que de forma simples, atividades relacionadas com a comemoração de efemérides (datas relacionadas com a prevenção e segurança).

Pretende-se com as atividades desenvolvidas no Clube ao longo do ano, aumentar o sentido de responsabilidade dos alunos, colocá-los sempre que possível como atores principais e favorecer a sua formação geral nomeadamente nesta temática.

Para o presenta ano letivo o Clube pretende dar continuidade a alguns trabalhos iniciados no ano anterior, manter e enriquecer através da pesquisa a vitrina informativa do Clube e ainda dedicar atenção à sinalização de segurança e seu estado de conservação.
O Coordenador do Clube de Segurança
José Maria Oliveira

Equipa TIC

A formação da Equipa TIC, prevista no Despacho Normativo nº 10-A/2015, resulta da necessidade de apoio à direção para a manutenção/gestão dos recursos tecnológicos e de apoio à escola na programação/desenvolvimento de atividades educativas que envolvam os recursos tecnológicos. Assim, a equipa definiu como objetivos gerais: instalar e gerir os recursos tecnológicos; desenvolver novas potencialidades TIC no Agrupamento e dotar o pessoal docente, não docente e discente de competências para a utilização das TIC. Estes objetivos visam potenciar a utilização de novas metodologias de ensino/aprendizagem e de novas ferramentas de comunicação no contexto educativo bem como maximizar a utilização dos equipamentos informáticos, dotando a comunidade de competências específicas em TIC e mantendo operacional o parque informático.

Subcategorias

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