Copyright 2019 - AECeleirós

6º anos visitam a biodiversidade da Ria de Aveiro

Grande grupoApós o dia 22 de abril, dia da Terra, retomamos as aulas do 3º período. Todos os alunos do 6º ano a oportunidade de visitar a cidade de Aveiro: as suas salinas, a ria de Aveiro e o Museu de Arte Nova.

A guia acompanhou os alunos pelas marinhas e explicou como o Marmoto controlava as águas do mar para fomentar a evaporação da água e a cristalização do sal.

Tivemos a oportunidade de observar alguma da biodiversidade deste habitat, o pernilongo, ave aquática, a salicórnica, uma planta aquática que absorve muito sal e por isso é usada para temperar as saladas.

Todos tivemos a oportunidade de passear pela ria de Aveiro, nos barcos moliceiros e desfrutar da cidade que é considerada a Veneza de Portugal.

Almoçamos no parque da cidade, apesar da chuva, houve convívio entre todos no coreto do parque.

Como somos cidadãos responsáveis não deixamos rasto e tivemos a preocupação de recolher todo o lixo que fizemos e deixamos o coreto mais limpo do que encontramos.

O museu de Arte Nova é um tesouro no centro da cidade e os alunos puderam observar o seu estilo arquitetónico.

Foi um dia de aventura e de ação.

Professora Graça Pereira

Coordenadora das Eco-escolas

alunos na salina
Arte nova das casas

lixo recolhido

moliceiros

Eco-escolas e Cidadania em movimento na EB 2, 3 de Celeirós

Jogo do consumidor

SAM 0729No dia 8 de março, na sala do aluno, os alunos do 6º ano tiveram a oportunidade de jogar o jogo do consumidor, patrocinado pela C.M.B. Cada turma formou 5 equipas que competiram nos 5 temas chave: ambiente, saúde, alimentação, poupança e consumo.

Tiveram a ajuda imprescindível de monitores ( alunos do 9º B, 9ºC,9ºE), que estiveram a dinamizar o jogo, lendo as perguntas às equipas.

Os melhores irão jogar no dia 3 de abril, na cidade de Braga, juntamente com outros alunos de outras escolas da cidade. Será um momento de comemoração do Dia do Consumidor que ocorreu no dia 15 de março.

É importante que os alunos estejam informados sobre os seus direitos e deveres de cidadãos.



Ler mais: Eco-escolas e Cidadania em movimento na EB 2, 3 de Celeirós

Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

Semana Europeia de Prevenção de Resíduos no Agrupamento de escolas de Celeirós

desenho da bandeira2018Nesta semana de 17 a 23 de novembro, o Agrupamento de escolas de Celeirós participou ativamente na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Durante a semana em todas as escolas (pré-escolar, 1º ciclo e 2º /3º ciclo), os Professores fomentaram a troca de livros como forma de reutilizar um bem precioso: um livro.

Foi também recordado a todos os alunos como fazer a separação de resíduos e incentivando a colocação destes nos eco-pontos da Braval.

Na E,B 2 e 3 de Celeirós, no dia 19, segunda-feira, houve um momento musical realizado pela turma do 6º A e os alunos do clube de música sob a orientação da Professora Ana Raquel Fernandes. Cantaram a música do cantor Filipe Pinto sobre os resíduos e como separá-los.

Ler mais: Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS

sepr2018PROJETO ECO-ESCOLAS

Convidamos toda a comunidade educativa a participar ativamente.       

Data

Hora

Local

Atividade

Ao longo da semana de 19 a 23 de novembro

-

BE

Troca de livros usados

Ao longo da semana de 19 a 23 de novembro

-

Em vários locais da Escola

Campanha de sensibilização para a separação de resíduos

2ªf – dia 19 de novembro

10:05

Átrio

Momento musical

“Mundo a reciclar” de Filipe Pinto, pela turma do 6ªA

3ªf – dia 20 de novembro

10:05

Entrada da EB 2.3

Hastear da Bandeira das Eco-Escolas 2018

4ªf – dia 21 de novembro

14h – 16 h

Rio Este, junto ao Continente, em Celeirós

Limpeza do rio Este (se não chover)

Voluntariado *

5ªf – dia 22 de novembro

14h - 15h

Átrio

Vamos fazer sabão

6ªf – dia 23 de novembro

14h – 16.30h

Picoto ou Sá de Miranda

Reflorestação (se não chover)

Voluntariado*

*fazer inscrição (prof. Isabel Pinto)

Nota: Sábado, dia 17 novembro pelas 10:30, no conservatório da Gulbenkian de Braga Workshop “Do lixo se faz música”

Brigada da Floresta de Celeirós premiada em Pombal

brigadafloresta2018No dia 4 de outubro, quinta-feira, encontramos novamente as várias Eco-escolas do concelho de Braga, junto à nossa escola sede, a EB 2 e 3 de Celeirós para rumarmos todas juntas até Pombal.

A viagem correu muito bem com a orientação do motorista muito calmo e simpático. Durante o caminho a Luísa, representante dos alunos do pré -escolar brilhou com o seu espetáculo de sombras chinesas e nós ficamos maravilhados com a sua imaginação e os seus dotes artísticos.

Ler mais: Brigada da Floresta de Celeirós premiada em Pombal

Eco-Escolas

ecoescolas1


Projeto Eco-Escolas é um projeto vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, que a Fundação Ambiental (FEE) implementa em vários países, desde meados dos anos 90.

Metodologia
Seguindo uma metodologia constituída inspirada na Agenda 21 que de forma simplificada se enuncia em 7 passos: conselho eco-escolas; auditoria ambiental; plano de ação; monitorização/avaliação; trabalho curricular; divulgação à comunidade; eco-código.
Em termos temáticos são trabalhados os temas base: água, resíduos, energia e ainda, complementarmente: biodiversidade/floresta/mar, agricultura biológica/alimentação e mobilidade sustentável. O tema do ano será “Cidades sustentáveis”.


Objetivos

-  Implementar a Agenda 21 ao nível local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola.

- Promover o desenvolvimento sustentável.

 - Proporcionar a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global.

- Desenvolver ações concretas pelos alunos e por toda a comunidade educativa que promovam a melhoria do ambiente local.

- Participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.

- Estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, procurando contribuir para um maior envolvimento e participação em todo o processo, dos municípios, empresas, órgãos de comunicação social, ONGA’s e outros agentes.


Destinatários
Destina-se a todos os alunos do ensino básico (do ensino pré-escolar ao 3º ciclo) envolvendo pais, professores e assistentes operacionais, autarquias…


Atividades

1.º período
- Galardão das Eco-escolas em Guimarães
- 1º Conselho das Eco-escolas

 - Auditoria Ambiental nos temas: água, resíduos, energia, outros

- Global Ation Day – “Crise climática”

- Limpeza do Rio Este e Aula de campo nas turmas do 5º ano e monitorização do rio Este
- Reflorestação
- Palestra sobre alimentação saudável e biológica para os 6º anos
- Participação no concurso Eco-Natal

-Monitorização dos consumos de água e energia/avaliação

- Divulgação à comunidade do trabalho efetuado
2.º período
- Participação no congresso das Eco-escolas
- 2º Conselho das Eco-escolas

- Elaboração do plano de ação
-Visita à Braval para os meninos do 3º ano

- Jogo do consumidor

- Monitorização dos consumos de água e energia/avaliação

- Divulgação à comunidade do trabalho efetuado
3.º período
-  3º conselho das Eco-Escolas

- Global Ation Day

- Limpeza do Rio Este

- Palestra sobre Poupança de energia para os 8º anos
- Participação no concurso " Escola mais verde"
- Participação no concurso Eco- código 2020

- Monitorização dos consumos de água e energia/avaliação

- Divulgação à comunidade do trabalho efetuado


Apresentação do CLUBE – Desporto Escolar (DE)

O Desporto Escolar do Agrupamento de escolas de Celeirós divide-se em três partes: 1 – Atividade Externa; 2 – Atividade Interna e 3 – Outras atividades.

Na atividade externa desenvolvemos cinco grupos/equipas com competições externas e treinando semanalmente (3x50’/modalidade), a saber: Voleibol Infantil Feminino, orientado pelo professor Rui Silva, às terças-feiras e sextas-feiras (final do dia); Voleibol Infantil Masculino, orientado pela professora Margarida Castro, às terças-feiras e quintas-feiras (final do dia); Voleibol Iniciados Masculino, às terças-feiras e quintas-feiras (final do dia), orientado pelo professor Francisco Fernandes; Desporto Adaptado, terças-feiras de manhã e quintas-feiras (final do dia), orientado pelo professor Álvaro Barbosa e 2 grupos de BTT, orientados pelo professor Miguel Soares, às terças-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, sempre ao final do dia.

Na atividade interna desenvolvemos o Ténis de Mesa (1 x 50’). Esta atividade é desenvolvida pelo professor Rui Silva de EF para os alunos que gostem desta modalidade possam praticar e aprender mais sobre a mesma. (não competem fora da escola).

Outras atividades organizadas ainda pelo Desporto Escolar são os corta mato (nível escola, para os nossos alunos) e o corta mato distrital (organizado pelo CAE de Braga para os alunos apurados de todas as escolas do Concelho).





O coordenador do Desporto Escolar: Rui Silva

L P em ação - (Clube de Línguas)

Com base nas metas do PE, este projeto visa:

·         Promover a cooperação e o sucesso educativo;

·         Melhorar os resultados escolares dos alunos;

·         Dar a conhecer outros contextos culturais;

·         Desenvolver a aprendizagem autónoma dos alunos;

·         Promover o relacionamento interpessoal;

·         Proporcionar a aprendizagem da Língua Portuguesa de uma forma mais lúdica, descontraída e positiva.

 

Os objetivos deste clube são os seguintes:

·         Incentivar nos alunos o gosto pela aprendizagem da Língua;

·         Alargar conhecimentos sobre a cultura e tradição de outros países;

·         Desenvolver nos alunos o gosto pela criatividade, autonomia e iniciativa;

·         Desenvolver nos alunos o gosto pela criação de materiais e participação em projetos ou atividades individuais e coletivas;

·         Incentivar a produção escrita, individual e coletiva;

·         Estimular a imaginação e a criatividade;

·         Fomentar os hábitos de leitura e promover o desenvolvimento de competências da literacia da informação;

·         Fomentar a autonomia na construção do saber e do saber fazer;

·         Desenvolver a consciência solidária, ecológica, cultural e multicultural numa perspetiva de educação para a cidadania;

·         Consolidar e ampliar o papel da Biblioteca Escolar.

Clube de Línguas

clubedelinguas

Introdução

    CLimage003Aprender uma língua é muito mais do que aprender o seu funcionamento. É, também, contribuir para o enriquecimento, proporcionar uma relação com outras culturas, outros povos, outros modos de pensar. É desenvolver o espírito de tolerância, de respeito pela diversidade, nunca descurando a importância da Língua Materna, também como meio de comparação e contraste.
    Aprender uma língua é aprender um povo, uma cultura, é crescer na formação integral do aprendente. Dominar várias línguas é, hoje em dia, um “bem” de primeira necessidade neste mundo global e um requisito para se ser um “cidadão do mundo”. O Clube de Línguas pretende ser um espaço de dinamização destes princípios, onde se permita que o contacto com as diferentes línguas seja apelativo, formativo e lúdico, de forma a fazer com que os alunos alterem a sua visão da língua materna e estrangeiras e que se sintam cada vez mais participantes ativos neste mundo “além fronteiras”.

Competências a desenvolver

    Adquirir métodos de estudo das línguas
    Demostrar capacidades de atenção e de concentração
    Demostrar capacidades de trabalho individual, em pares e em grupo
    Utilizar diversas fontes de informação
    Desenvolver a capacidade de compreensão e produção (oral e escrita)
   CLimage004 Consolidar conhecimentos
    Aplicar novos conhecimentos
    Dominar estruturas elementares da(s) Língua(s)
    Adquirir vocabulário essencial
    Cooperar com os colegas e professoras
    Pedir ajuda, colocar dúvidas
    Ajudar os colegas a ultrapassar dificuldades
    Conhecer / divulgar a cultura e tradições dos países das diferentes línguas
    Envolver-se na celebração das tradições / cultura / diversidade dos diferentes países falantes das línguas pertencentes ao clube

Atividades a levar a cabo

Dependendo do público alvo, as atividades a desenvolver no clube serão selecionadas de entre as seguintes:
    Realização de exercícios de Aquisição e consolidação vocabular e gramatical
   CLimage005 Simulação de situações reais – Role play (dramatizações)
    Exercícios / trabalhos de oralidade
    Exercícios / trabalhos de escrita
    Leitura e análise de (pequenos) textos
    Atividades de conversação
    Jogos didático-pedagógicos
    Exercícios de audição, nomeadamente audição de canções e posterior análise / tradução
    Visionamento de filmes temáticos
    Exercícios de leitura
    Preparação para os testes (nos moldes do ponto anterior)
    Trabalhos individuais, em pares e em grupo
    Pesquisa, seleção de informação e respetiva construção de textosCLimage006
    Utilização do computador e da internet como instrumentos de trabalho
    Elaboração/ exposição de materiais e/ou trabalhos alusivos às diversas festividades e tradições

                    Celeirós, Outubro de 2018

Clube da Floresta

clubefloresta2018

Este clube tem como principais objetivos:

  • Promover a Educação ambiental;
  • Despertar valores, atitudes e princípios comportamentais que conduzam à preservação da floresta;
  • Dar a conhecer a fauna e flora da floresta autóctone;
  • Promover a utilização de produtos da floresta na alimentação saudável;
  • Realizar trabalhos experimentais;
  • Desenvolver o espírito de grupo e entreajuda:
  • Colaborar com projetos como o Eco-Escolas e entidades como CMB, entre outros.

Para atingir estes objetivos desenvolvemos atividades que envolvem:

  • Agricultura biológica;
  • Elaboração de trabalhos utilizando recursos florestais;
  • Elaboração de sobremesas/lanches a partir de recursos florestais;
  • Reutilização de materiais;
  • Participação em concursos e desafios;
  • Trabalhos experimentais relacionados com a alimentação saudável e o ambiente;
  • Saídas de campo.

Horário de funcionamento: 3ª feira entre 12:20h e as 15:05h em tempos de 50’ e das 16:15 às 17:05

Local de funcionamento: na sala C2; horta e jardim da escola, BE ou outros.

Inscrições: abertas a todos os alunos que gostam de colaborar e dar um pequeno contributo, como cidadãos, na preservação do ambiente e numa vida mais sustentável. Devem procurar a ficha de inscrição na reprografia.

Responsáveis: Professora Isabel Pinto e Graça Pereira

Subcategorias

f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.