Copyright 2022 - AECeleirós

Diário de uma atividade do Projeto Erasmus +, Historical Places Build Relations

Índice do artigo


Entre os dias 27 de maio e 3 de junho decorreu o encontro de intervenientes no Projeto Erasmus +, Historical Places Build Relations, em Mutriku.
Aqui está o diário...





Sexta-feira 27/05

IMG 20220608 WA0015Ao fim de mais um dia de aulas, encontramo-nos no aeroporto, por volta das 18h, onde fizemos o check-in e aguardamos até podermos finalmente embarcar.

O voo foi tranquilo e rápido. Chegamos a Bilbau já bastante tarde, perto da meia noite. Fomos descansar para no dia seguinte começar a nossa aventura.

Nuna Vilaça 9ºB





Sábado 28/05

Museu Guggenheim dia 28redNo dia 28 de maio fomos conhecer a cidade de Bilbau e aproveitamos para tirar imensas fotos pois é uma cidade encantadora.

Logo pela manhã, fomos ao Mercado da Ribeira, visitamos a Estação de Comboios de Abando, onde ficamos deslumbrados com o vitral construído, em 1948, por Jesús Arrecubieta.  Também passeamos pela margem  da  ria de Bilbau  e fotografamos algumas pontes únicas, como foi o caso da ponte Zubizuri  - “ponte branca” (projetada  pelo arquiteto Santiago Calatrava, o mesmo que desenhou a nossa Gare do Oriente, em Lisboa).

A nossa tarde foi culturalmente bem passada dentro dos diversos pisos do famoso museu de Guggenheim. Antes de entrarmos, ainda tivemos tempo para tirar uma foto com o Puppy, famoso cão do artista Jeff Koons.

Terminamos a nossa tarde com a subida de funicular, ao Mount Artxanda, de onde foi possível  observar a magnífica paisagem de Bilbo (nome da cidade em Basco).

Mariana Oliveira - 9º E




Domingo 29/05

Ondarroa dia 29Dia 29 de maio, domingo, despedimos-nos de Bilbau e seguimos caminho para Ondarroa, a cidade mais próxima da escola que nos iria receber - Mutriku.

Já em Ondarroa, fomos almoçar a um restaurante onde experimentamos diversos pratos típicos do Países Basco. Que delícia!!!

Enquanto esperávamos pelos alunos de Mutriku, e como estava bom tempo, fizemos uma pequena, mas agradável visita à praia de Ondarroa.

Por volta das 18 horas, chegaram  os pais e os alunos que nos receberam nas suas casas em Mutriku. 

Quando chegamos e como estava bastante calor,  fomos dar um mergulho às únicas piscinas naturais de água salgada do País Basco. Que experiência tão “refrescante”!

O nosso dia terminou com um jantar convívio, no fim do qual fomos dormir, pois, esperava-nos uma intensa semana de trabalho.

Lara Amaral 9E





Segunda-feira 30/05

Liceu de Mutriku dia 30Depois da primeira noite em casa dos nossos colegas de Erasmus em Mutriku, fomos para a escola às 08h00 onde fomos recebidos pelas autoridades locais, em particular  pelo Alcaide  e pela Diretora da escola. 

Depois das apresentações,  fizemos vários jogos em grupos mistos/das diversas escolas participantes com o objetivo de conhecer melhor todos os alunos envolvidos no projeto. 

A tarde foi de atividades livres e todos aproveitamos para ir à praia de Mutriku onde aproveitamos muito bem o resto do dia! 

Duarte Gonçalves - 9ºC





Terça-feira 31/05


Ondarroa Mutriku 31 de maioredNesse dia, fomos todos para a escola às 8h e estivemos a falar com uma professora sobre o Projeto Erasmus + até às 9h.

Às 9h45 apanhamos o autocarro para Ondarroa onde fomos à escola secundária local apresentar o nosso projeto.

De seguida, fizemos uma atividade de "coasteering", ou seja, caminhada pela praia desde Ondarroa até Mutriku. Esta caminhada foi muito interessante, mas também bastante exigente uma vez que passamos por locais rochosos onde nos foi possível observar, no terreno, algumas aprendizagens da disciplina de Geografia. 

Quando acabamos de percorrer a costa (2 horas depois), estávamos cansados e com muito calor. Por isso, foi bom dar um mergulho nas piscinas naturais locais. 

Às 16h voltamos para Ondarroa e a Professora Coordenadora de Mutriku  levou-nos até um sítio para realizarmos duas atividades desportivas - canoeing and paddle surf. Foi uma aventura e tanto! Durante esta atividade fui “convidado” a saltar para a água por uma aluna espanhola. A tarde terminou com o grupo bracarense a tomar um merecido banho de mar!

Às 19h30 fomos  jantar no Hotel Arrigori onde provamos iguarias/comidas tradicionais de cada país. As meninas do nosso grupo confeccionaram aletria e rabanadas… foi um desafio!!!

Tiago Barroso 9º B





Quarta-feira 01/06

Porto de Mutriku 1.06redFizemos desportos tradicionais de Mutriko, desportos esses que iam desde da força até à resistência e , cheguei à conclusão que alguns deles são mesmo únicos/estranhos.

Como bracarenses guerreiros que somos, decidimos mostrar a nossa força com a participação do Duarte e do Tiago e a nossa resistência com a da Francisca. 

Posteriormente, eu, a Mariana e Márcia, juntamente com os elementos do nosso grupo, mostramos  o nosso trabalho de equipa com a vitória no jogo da corda.

Durante a tarde, apresentamos danças tradicionais portuguesas ( e que sucesso fizemos!),  e assistimos às danças dos diversos diversos grupos /país, pois o Projeto Erasmus + Historical Places Build Relations é mesmo isso, uma partilha de culturas!

Finalmente, o Alcaide de Mutriku juntou-se ao grupo para um jantar oferecido pelos pais, junto ao Porto de Mutriku.

Daniela Martins 9ºE





Quinta-feira 2/06/2022

Donastia 2.06O dia começou com uma school trip /visita de estudo até à cidade de San Sebastian.

Pela manhã, juntamente de um guia local, visitamos diversos monumentos da cidade dos quais se destacaram : o  Mercado, a Biblioteca Municipal Central, a Igreja de San Sebastian, o Patronato de Cultura, a Praça da Constituição,  a Igreja de São Vicente e o museu de São Telmo. 

Visitamos ainda a “Rua 31 de agosto” a única que não foi queimada nos incêndios de 31 de agosto de 1813.

No início da tarde, visitamos o Castelo de Urgull, onde vimos a exposição sobre a história de Donastia (São Sebastião) e desfrutamos da belíssima paisagem da praia/baía de la Concha.

De seguida, passeamos  por esta admirável cidade e aproveitamos a tarde para comprar lembranças para os nossos familiares e amigos.

Por último, já durante a noite, juntamo-nos para ver o jogo de futebol Portugal vs Espanha e…infelizmente empatamos o que muito desagradou aos Bracarenses!

Francisca Oliveira - 9º E




Sexta-feira 3/06/2022

Palacio Arrietakua 03.06redAcordamos. Acabamos de fazer a mala e fomos para a escola.

De seguida, dirigimo-nos para  o palácio Arrietakua onde nos foi apresentada a vida de pessoas ilustres da história de Espanha, das quais se destacou Cosme Damián Churruca, que , por sua vez, teve um papel relevante na famosa Batalha de Trafalgar. 

No fim da visita, fomos à escola  onde recebemos o Certificado de Participação neste Projeto. 

Depois…chegou a hora da partida! Com alguma tristeza lá nos despedimos dos nossos colegas do Projeto….com a vontade de um dia nos reunirmos de novo!

Finalmente, iniciamos a nossa viagem, com várias etapas, de regresso a Braga!

Só me resta dizer, em nome de todo o grupo, Muito Obrigado aos professores que nos proporcionaram estes momentos que ficarão gravados nas nossas memórias para sempre! 

Thank you so much and ….Eskerrik asko (Obrigado em Basco)

Márcia Ferreira

f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.