Copyright 2022 - AECeleirós

4ª Reunião do Projeto Erasmus+ “Historical Places Build Relations”

WhatsApp Image 2021 11 30 at 11.42.00Decorreu nos passados dias 24, 25 e 26 de novembro a 4ª reunião do projeto Erasmus+ “Historical Places Build Relations”, que pretende desenvolver relações entre estudantes europeus de diferentes culturas e origens.

Nesta reunião, que decorreu a partir de Nápoles, 25 alunos da nossa escola, de 5 turmas do 8º anoLogótipo escolhido para o Projeto e 3 do 9º ano, tiveram uma participação ativa nas atividades desenvolvidas, com trabalhos sobre a história e a confeção de pratos tradicionais.

De realçar a qualidade da participação reconhecida pelos nossos parceiros europeus e os 3 primeiros lugares na competição sobre as aprendizagens realizadas.

Continuamos, impacientemente, a aguardar que as contingências provocadas pela pandemia da Covid 19, nos permitam fazer as 5 deslocações físicas previstas.


Ler mais: 4ª Reunião do Projeto Erasmus+ “Historical Places Build Relations”

Logótipo - Erasmus+

O AEC venceu o concurso internacional para a escolha do logótipo do projeto “Historical Places Build Relations”.Logotipo Erasmus net

Saiu valorizado o trabalho colaborativo desenvolvido nas turmas de 9º ano, com o apoio da professora Dulce Pino. Foram imensos os trabalhos de incomensurável qualidade realizados pelos nossos discentes.

Parabéns à Ana Beatriz Carvalho do 9º B, autora do projeto vencedor e a toda a equipa ERASMUS+ do AEC, com especial ênfase nos alunos que têm participado, de forma exemplar, nas atividades desenvolvidas desde novembro.


O Coordenador Erasmus +

Jorge Cidade

KA229 - Historical Places Build Relations

-  KA229 - School Exchange Partnerships 

  Historical Places Build Relations 

 "O projeto 'Historical Places Build Relations - Lugares históricos constroem relações' pretende desenvolver relações entre estudantes europeus de diferentes culturas e origens. O crescimento da discriminação e do racismo em toda a Europa, mesmo na geração mais jovem, esteve na génese do nosso projeto, que pretende fortalecer as relações de diferentes culturas numa idade precoce, focando-se na nossa história e raízes comuns, com o objetivo de desenvolver uma mudança de atitude, com enfoque no racismo e na discriminação. Esperamos fomentar a consciência nos nossos alunos sobre as “nossas semelhanças" enquanto eles fazem pesquisas para os diferentes projetos, e, ao mesmo tempo, despertar a consciência para a "alteridade", como um grande valor que deve ser apreciado.

O projeto terá início com um vídeo de introdução (primeira apresentação da escola / cidade / região) para que todos os parceiros conheçam os seus congéneres e a região europeia de onde são Vamos incluir eventos culturais e regionais típicos. Teremos na plataforma eTwinning , uma ferramenta comum para estabelecer um contato constante e troca de ideias. É, também, objetivo, desenvolver um projeto denominado 'Notícias do mês', no qual os alunos devem escolher um tema político e explicar o seu contexto e relevância no seu próprio país e as suas consequências para a União Europeia. Nos intercâmbios os alunos terão oportunidade de se conhecer cada vez melhor. A longo prazo, os resultados pretendidos com o projeto são:

- realização de um concurso de logotipos (os alunos planeiam e realizam um concurso em toda a escola) para encontrar um logo comum e trazer o projeto Erasmus para a vida escolar e da comunidade local (convite da imprensa);

- criação de uma página inicial do projeto. Os alunos terão suporte externo de especialistas, para a configuração e manutenção. Será tarefa de todos os grupos de alunos participantes mantê-la atualizada;

- realização de visitas regulares aos parceiros, trabalhando nos seguintes projetos comuns:

- criação de um jogo de tabuleiro 'europeu' (por exemplo, memória com fotos de locais históricos de todas as escolas participantes).

- criação de uma t-shirt do projeto;

- desenvolvimento de pesquisas (públicas e privadas) regularmente, para verificar o nível de disseminação da ideia do projeto, na comunidade escolar e na comunidade local.

- escrever um livro de receitas, depois de os alunos conhecerem a cultura dos outros parceiros, com um título do tipo: ' A Nossa mesa comum'. Essas receitas terão sido testadas intensamente no nosso 'Festival de Mesa Europeia' nas visitas aos parceiros.

- descoberta das línguas europeias, das suas raízes comuns e o seu papel dentro da UE;

 - elaboração de um questionário (por exemplo, semântica histórica) planeado e conduzido pelos alunos, nas escolas e cidades de origem;

- disseminação, a longo prazo, nos nossos alunos, de atitudes como a tolerância, a aceitação, a abertura e a compreensão."

f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.