- KA229 - School Exchange Partnerships
Historical Places Build Relations
"O projeto 'Historical Places Build Relations - Lugares históricos constroem relações' pretende desenvolver relações entre estudantes europeus de diferentes culturas e origens. O crescimento da discriminação e do racismo em toda a Europa, mesmo na geração mais jovem, esteve na génese do nosso projeto, que pretende fortalecer as relações de diferentes culturas numa idade precoce, focando-se na nossa história e raízes comuns, com o objetivo de desenvolver uma mudança de atitude, com enfoque no racismo e na discriminação. Esperamos fomentar a consciência nos nossos alunos sobre as “nossas semelhanças" enquanto eles fazem pesquisas para os diferentes projetos, e, ao mesmo tempo, despertar a consciência para a "alteridade", como um grande valor que deve ser apreciado.
O projeto terá início com um vídeo de introdução (primeira apresentação da escola / cidade / região) para que todos os parceiros conheçam os seus congéneres e a região europeia de onde são Vamos incluir eventos culturais e regionais típicos. Teremos na plataforma eTwinning , uma ferramenta comum para estabelecer um contato constante e troca de ideias. É, também, objetivo, desenvolver um projeto denominado 'Notícias do mês', no qual os alunos devem escolher um tema político e explicar o seu contexto e relevância no seu próprio país e as suas consequências para a União Europeia. Nos intercâmbios os alunos terão oportunidade de se conhecer cada vez melhor. A longo prazo, os resultados pretendidos com o projeto são:
- realização de um concurso de logotipos (os alunos planeiam e realizam um concurso em toda a escola) para encontrar um logo comum e trazer o projeto Erasmus para a vida escolar e da comunidade local (convite da imprensa);
- criação de uma página inicial do projeto. Os alunos terão suporte externo de especialistas, para a configuração e manutenção. Será tarefa de todos os grupos de alunos participantes mantê-la atualizada;
- realização de visitas regulares aos parceiros, trabalhando nos seguintes projetos comuns:
- criação de um jogo de tabuleiro 'europeu' (por exemplo, memória com fotos de locais históricos de todas as escolas participantes).
- criação de uma t-shirt do projeto;
- desenvolvimento de pesquisas (públicas e privadas) regularmente, para verificar o nível de disseminação da ideia do projeto, na comunidade escolar e na comunidade local.
- escrever um livro de receitas, depois de os alunos conhecerem a cultura dos outros parceiros, com um título do tipo: ' A Nossa mesa comum'. Essas receitas terão sido testadas intensamente no nosso 'Festival de Mesa Europeia' nas visitas aos parceiros.
- descoberta das línguas europeias, das suas raízes comuns e o seu papel dentro da UE;
- elaboração de um questionário (por exemplo, semântica histórica) planeado e conduzido pelos alunos, nas escolas e cidades de origem;
- disseminação, a longo prazo, nos nossos alunos, de atitudes como a tolerância, a aceitação, a abertura e a compreensão."