Copyright 2018 - AECeleirós

Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

Semana Europeia de Prevenção de Resíduos no Agrupamento de escolas de Celeirós

desenho da bandeira2018Nesta semana de 17 a 23 de novembro, o Agrupamento de escolas de Celeirós participou ativamente na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Durante a semana em todas as escolas (pré-escolar, 1º ciclo e 2º /3º ciclo), os Professores fomentaram a troca de livros como forma de reutilizar um bem precioso: um livro.

Foi também recordado a todos os alunos como fazer a separação de resíduos e incentivando a colocação destes nos eco-pontos da Braval.

Na E,B 2 e 3 de Celeirós, no dia 19, segunda-feira, houve um momento musical realizado pela turma do 6º A e os alunos do clube de música sob a orientação da Professora Ana Raquel Fernandes. Cantaram a música do cantor Filipe Pinto sobre os resíduos e como separá-los.


Usaram instrumentos musicais elaborados a partir do lixo, com copos de iogurte, arroz, sementes de favas. Decoraram com flores e com um belo papel ilustrado de folhas de outono.

Estas maracas fizeram música para todos os que estiveram a assistir no átrio da escola.

Vale a pena reduzir, reutilizar e reciclar!

plástico na sargeta

Na quarta-feira, dia 21, estava previsto limpar um troço do rio Este adotado pela escola, mas como choveu muito, optou-se por um plano B :um grupo de voluntários ( alunos, docentes) estiveram a limpar o parque de estacionamento que envolve a escola de todos os resíduos que se encontravam junto das sargetas e pelos passeios. Foi uma forma de limpar o rio a jusante, pois sabemos que este lixo vai ter muitas vezes ao rio, levado ou pelo vento, ou pelas condutas das águas pluviais. Todos estes plásticos que as pessoas deitam no chão, o vento transporta para o rio e este leva para o mar. Assim enchemos o mar de plásticos que vão poluir o oceano e matar a fauna marinha. Já existem vários estudos científicos que o peixe que comemos tem microplásticos!

Na quinta-feira, dia 22, houve uma sessão de educação ambiental no átrio da escola, depois do almoço, com a elaboração de sabões a partir de óleo usado (resíduo tóxico). Os alunos puderam ver como se faz sabão e se reutiliza um resíduo das nossas cozinhas. Se deitarmos o óleo usado nos fritos pelo ralo da banca das nossas cozinhas iremos poluir as águas residuais e será mais difícil na ETAR, limpar estas águas. Por outro lado desperdiçamos um resíduo que pode ser utilizado para fazer biodiesel ou sabão.

sabão2Na sexta-feira, dia 23, foi hasteada a bandeira das Eco-escolas. Os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo já tiveram a oportunidade   de refletir sobre esta bandeira e até fizeram desenhos muito coloridos e divertidos.

A plantação de árvores autóctones no monte Picoto e no liceu Sá de Miranda, com alunos, Professores e Encarregados de Educação voluntários foi cancelada devido ao tempo chuvoso que decorreu toda a semana.

Toda esta semana irá deixar sementes na nossa comunidade escolar que pretende ser cada vez mais ecológica.

As coordenadoras das Eco-escolas

Isabel Pinto e Graça Pereira
f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.