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Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

Semana Europeia de Prevenção de Resíduos no Agrupamento de escolas de Celeirós

desenho da bandeira2018Nesta semana de 17 a 23 de novembro, o Agrupamento de escolas de Celeirós participou ativamente na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Durante a semana em todas as escolas (pré-escolar, 1º ciclo e 2º /3º ciclo), os Professores fomentaram a troca de livros como forma de reutilizar um bem precioso: um livro.

Foi também recordado a todos os alunos como fazer a separação de resíduos e incentivando a colocação destes nos eco-pontos da Braval.

Na E,B 2 e 3 de Celeirós, no dia 19, segunda-feira, houve um momento musical realizado pela turma do 6º A e os alunos do clube de música sob a orientação da Professora Ana Raquel Fernandes. Cantaram a música do cantor Filipe Pinto sobre os resíduos e como separá-los.

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SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS

sepr2018PROJETO ECO-ESCOLAS

Convidamos toda a comunidade educativa a participar ativamente.       

Data

Hora

Local

Atividade

Ao longo da semana de 19 a 23 de novembro

-

BE

Troca de livros usados

Ao longo da semana de 19 a 23 de novembro

-

Em vários locais da Escola

Campanha de sensibilização para a separação de resíduos

2ªf – dia 19 de novembro

10:05

Átrio

Momento musical

“Mundo a reciclar” de Filipe Pinto, pela turma do 6ªA

3ªf – dia 20 de novembro

10:05

Entrada da EB 2.3

Hastear da Bandeira das Eco-Escolas 2018

4ªf – dia 21 de novembro

14h – 16 h

Rio Este, junto ao Continente, em Celeirós

Limpeza do rio Este (se não chover)

Voluntariado *

5ªf – dia 22 de novembro

14h - 15h

Átrio

Vamos fazer sabão

6ªf – dia 23 de novembro

14h – 16.30h

Picoto ou Sá de Miranda

Reflorestação (se não chover)

Voluntariado*

*fazer inscrição (prof. Isabel Pinto)

Nota: Sábado, dia 17 novembro pelas 10:30, no conservatório da Gulbenkian de Braga Workshop “Do lixo se faz música”

Brigada da Floresta de Celeirós premiada em Pombal

brigadafloresta2018No dia 4 de outubro, quinta-feira, encontramos novamente as várias Eco-escolas do concelho de Braga, junto à nossa escola sede, a EB 2 e 3 de Celeirós para rumarmos todas juntas até Pombal.

A viagem correu muito bem com a orientação do motorista muito calmo e simpático. Durante o caminho a Luísa, representante dos alunos do pré -escolar brilhou com o seu espetáculo de sombras chinesas e nós ficamos maravilhados com a sua imaginação e os seus dotes artísticos.

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Eco-Escolas

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Projeto Eco-Escolas é um projeto vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, que a Fundação Ambiental (FEE) implementa em vários países, desde meados dos anos 90.


Âmbito

Implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, desde o ano letivo 1996/1997, contava no ano 2000 com cerca de 100 escolas galardoadas, tendo o ritmo de crescimento sido de cerca de 100 escolas/ano a partir dessa altura. Em 2018 o número de escolas inscritas foram 1625 e neste universo foram galardoadas 1438 com uma taxa se concretização de 71,4%.

Objetivos
O Projeto está orientado para a implementação da Agenda 21 ao nível local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola.
As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global.
Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.
O Projeto procura igualmente, estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, procurando contribuir para um maior envolvimento e participação em todo o processo, dos municípios, empresas, órgãos de comunicação social, ONGA’s e outros agentes interessados em contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.

Destinatários
Destina-se fundamentalmente, às escolas do ensino básico (do ensino pré-escolar ao 3º ciclo) podendo no entanto ser adaptado e implementado noutros graus de ensino.
Visa encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente.


Atividades

1.º período

- Galardão das Eco-escolas em Pombal
- 1º Conselho das Eco-escolas em 31 de outubro


- Limpeza do Rio Este a 9 de novembro
- Auditoria Ambiental nos temas: água, resíduos, energia, Florestas
-Aula de campo nas turmas do 5º ano e monitorização do rio Este em outubro


- Semana Europeia da Prevenção de resíduos em novembro
- Reflorestação do Picoto a 23 de novembro
- Participação no concurso Eco-Natal
- Palestra sobre alimentação saudável e biológica para os 6º anos a 25 deoutubro
- Participação no calendário 2019 da C.M.B pelas turmas do 2º ciclo

2.º período
- Participação no congresso das Eco-escolas
- 2º Conselho das Eco-escolas
-Visita à Braval para os meninos do 3º ano a 27 de fevereiro

3.º período
- Palestra sobre Poupança de energia para os 8º anos em maio
- Participação no concurso " Escola mais verde"
- Participação no concurso Eco- código 2019


Metodologia
A proposta às escolas consiste na adopção de uma metodologia de trabalho (simplificadamente denominada por 7 passos).
Seguindo uma metodologia constituída inspirada na Agenda 21 que de forma simplificada se enuncia em 7 passos: conselho eco-escolas; auditoria ambiental; plano de ação; monitorização/avaliação; trabalho curricular; divulgação à comunidade; eco-código.
Em termos temáticos deverão ser tratados por todas as Eco-Escolas os temas base: água, resíduos, energia e ainda, complementarmente: biodiversidade, agricultura biológica e mobilidade sustentável. Uma escola que pretenda ser reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas deverá apresentar a sua candidatura na qual demonstrará que seguiu a metodologia proposta; concretizou o seu plano de ação e realizou atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e tema do ano “ Floresta”.


No dia 4 de outubro na cerimónia em Pombal, a escola recebeu o prémio no concurso Brigada da Floresta que consistiu numa máquina fotográfica Nikon e um conjunto de materiais para trabalhar na floresta ( guia de campo, coletes refletores, puzzles , jogos ) e um grande diploma que nos fez corar de orgulho.

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