Copyright 2022 - AECeleirós

Valongo comemora 25 Anos de Eco escolas

galardaoecoescola2022d
Depois de dois anos de pandemia, finalmente realizou-se a cerimónia do Galardão das Eco escolas presencialmente, no norte do país, mais concretamente em Valongo, distrito do Porto, no dia 12 de outubro.

No total de 2044 escolas inscritas foram este ano letivo 1898 escolas galardoadas que marcaram presença nesta festa das Eco escolas, com muitas atividades em prole da sustentabilidade.

Os dois eco-estudantes da EB 2 e 3 de Celeirós, Luiza Gonçalves (5ºA) e Diogo Cerqueira (6ºA) destacaram a experiência muito positiva de desfrutar a amostra escolar que lá havia e o mais importante de tudo o poder trazer uma bandeira verde das Eco-escolas para a nossa escola, como marca de todo o trabalho realizado no ano passado 2021/22.

A coordenação nacional deste programa destacou o Agrupamento de Escolas de Celeirós para representar o distrito de Braga no palco, uma vez que é a escola mais antiga e com o maior número de galardões deste distrito minhoto.

Não podemos baixar os braços e temos de continuar este trabalho de educação ambiental da nossa população escolar.

A professora Graça Pereira

Coordenadora das Ecoescolas.


Ler mais: Valongo comemora 25 Anos de Eco escolas

Limpando um troço do Rio Este

outonorioeste2021a

Alunos voluntários da EB 2,3 de Celeirós apostam na prevenção, monitorizando e limpando regularmente um troço do rio Este.


Um grupo de 26 voluntários, dos quais 23 alunos, 2 professoras e a Mentora Teach For Portugal, que se mostra sensível à problemática da poluição dos rios, no passado dia 27 de outubro, realizou uma ação de limpeza de um troço do rio Este, no âmbito do Projeto Rios. Este projeto Ibérico é uma grande rede que se pauta pelo bem comum e pela necessidade de proteger e valorizar os rios.

Com esta ação, incentivando a continuar a olhar com carinho o nosso rio Este, pretendemos melhorar e conhecer todo o ecossistema envolvente contribuindo para a proteção do planeta, dos rios e dos oceanos, bem como consciencializar para a redução de resíduos, principalmente plásticos.





Ler mais: Limpando um troço do Rio Este

Eco-Escolas

ecoescolas1


Eco-escolas 2021/22

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Para Receber a Bandeira Verde:

A escola tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos 7 passos:

  1. Conselho Eco-Escolas,
  2. Auditoria Ambiental,
  3. Plano de Ação,
  4. Trabalho Curricular,
  5. Monitorização e Avaliação,
  6. Envolvimento da Comunidade
  7. Eco-Código.
  • Concretizar pelo menos 2/3 do seu plano de ação;
  • Realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas do ano (2020-21: Biodiversidade, Preservar e Regenerar).

O plano de acção é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de acção/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos sub-projectos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.

O Agrupamento fez a sua primeira inscrição no projeto em 2002 e todos os anos foi Galardoado
com a Bandeira Verde (https://ecoescolas.abae.pt/escola/escola-eb-23-de-celeiros/).

 Obteve até hoje vários prémios nas Brigadas Verdes ( percurso pedonal na freguesia de Celeirós, contentores da água pluvial), Brigadas da Floresta, Eco-trilho.

ecocodigo


f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.