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Limpando um troço do Rio Este

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Alunos voluntários da EB 2,3 de Celeirós apostam na prevenção, monitorizando e limpando regularmente um troço do rio Este.


Um grupo de 26 voluntários, dos quais 23 alunos, 2 professoras e a Mentora Teach For Portugal, que se mostra sensível à problemática da poluição dos rios, no passado dia 27 de outubro, realizou uma ação de limpeza de um troço do rio Este, no âmbito do Projeto Rios. Este projeto Ibérico é uma grande rede que se pauta pelo bem comum e pela necessidade de proteger e valorizar os rios.

Com esta ação, incentivando a continuar a olhar com carinho o nosso rio Este, pretendemos melhorar e conhecer todo o ecossistema envolvente contribuindo para a proteção do planeta, dos rios e dos oceanos, bem como consciencializar para a redução de resíduos, principalmente plásticos.





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Auditoria Ambiental On-Line

Projeto Eco-Escolas 2021/2022aambiental2020


Auditoria Ambiental On-Line

No âmbito do projeto Eco-Escolas realizar-se-á no Agrupamento, de 06 a 10 de dezembro, a Auditoria Ambiental 2021/2022.

Este inquérito dirige-se aos alunos e tem como objetivos o diagnóstico e levantamento da situação ambiental da escola, sugerir atividades ou áreas de intervenção prioritárias, e ainda evidenciar os progressos obtidos.

Participem!

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Eco-Escolas

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Eco-escolas 2021/22

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Para Receber a Bandeira Verde:

A escola tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos 7 passos:

  1. Conselho Eco-Escolas,
  2. Auditoria Ambiental,
  3. Plano de Ação,
  4. Trabalho Curricular,
  5. Monitorização e Avaliação,
  6. Envolvimento da Comunidade
  7. Eco-Código.
  • Concretizar pelo menos 2/3 do seu plano de ação;
  • Realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas do ano (2020-21: Biodiversidade, Preservar e Regenerar).

O plano de acção é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de acção/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos sub-projectos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.

O Agrupamento fez a sua primeira inscrição no projeto em 2002 e todos os anos foi Galardoado
com a Bandeira Verde (https://ecoescolas.abae.pt/escola/escola-eb-23-de-celeiros/).

 Obteve até hoje vários prémios nas Brigadas Verdes ( percurso pedonal na freguesia de Celeirós, contentores da água pluvial), Brigadas da Floresta, Eco-trilho.

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