Copyright 2018 - AECeleirós

O Clube de Robótica

robotica1Ao dinamizar um projeto/clube AE-DROBÓTICA (drones e robótica) pretende-se aliar o saber ao saber/fazer explorando-se a vertente lúdica como forma de aquisição de conhecimentos em áreas do saber como a eletricidade/electrónica, a automação, programação e o desenvolvimento das leis da física.

Através da construção e desenvolvimento dos seus drones/robos, os alunos, do 2.º e 3.º ciclos, encararão estes dispositivos tecnológicos, não como um simples brinquedo, mas um instrumento controlado à distância por mecanismos electrónicos e computacionais que poderá ser utilizado em vários domínios.

Ao construir e programar um destes aparelhos, os alunos desenvolverão um projeto científico/didático direcionado para uma utilização específica ou multidisciplinar, envolvendo-se na sua programação e automação. Especificando um pouco mais, o clube de robótica tem por objetivo promover nos alunos o seguinte: raciocínio lógico; relações interpessoais e intrapessoais; investigação e compreensão; representação e comunicação; resolução de problemas por meio de erros e acertos; aplicação das teorias formuladas a atividades concretas; utilização da criatividade em diferentes situações; capacidade crítica.

Como objetivos gerais: Manipular drones; construir maquetes que usem lâmpadas
, motores e sensores; conhecer e aplicar princípios de eletrônica digital e analógica; construir ou adaptar elementos dinâmicos como engrenagens, redutores de velocidade de motores, entre outros.


Como objetivos Psicomotores: desenvolver a motricidade fina; proporcionar a formação de habilidades manuais; desenvolver a concentração e a observação.

robotica3

Como objetivos Cognitivos: estimular a aplicação das teorias formuladas à atividades concretas; desenvolver a criatividade dos alunos; analisar e entender o funcionamento dos mais diversos mecanismos físicos; selecionar elementos que melhor se adequem à resolução dos projetos; reforçar conceitos de matemática e geometria; desenvolver noções de proporcionalidade; desenvolver noções topológicas; reforçar a aprendizagem da linguagem Logo; introduzir conceitos de robótica; levar à descoberta de conceitos da física de forma intuitiva; utilizar conceitos aprendidos em outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento de um projeto; proporcionar a curiosidade pela investigação levando ao desenvolvimento intelectual do aluno.


Como objetivos afetivos: promover atividades que gerem a cooperação em trabalhos de grupo; estimular o crescimento individual através da troca de projetos e ideias; garantir que o aluno se sinta interessado em participar nas discussões em trabalhos de grupo; desenvolver o senso de responsabilidade; despertar a curiosidade; motivar o trabalho
de pesquisa; desenvolver a autoconfiança e a autoestima; possibilitar resolução de problemas por meio de erros e acertos.


Para desenvolver os diferentes objetivos, os professores que dinamizam o propõem um plano de desenvolvimento que passa por dividir os alunos por 3 grupos, um grupo por cada professor e cada grupo não deve ir além dos cinco alunos. No início deste ano letivo, os professores vão tentar começar pelas aprendizagens da utilização e manipulação dos drones, iniciando pela lineari
dade até aos movimentos mais complexos, depois até ao contorno de obstáculos, de seguida os alunos irão passar para a montagem dos robôs, e posteriormente à programação dos mesmos. A equipa de professores pretende criar uma equipa de alunos que, no futuro, possam participar em diferentes concursos no âmbito desta temática.
robotica2
f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.