Copyright 2022 - AECeleirós
34climate

Teacher Exchange Braga

Agrupamento de Celeirós promove encontro internacional no âmbito do projeto Three4Climate

 

Abordagem holística, na introdução da Educação para a sustentabilidade em projetos, no currículo escolar de cada disciplina, ou articulando várias disciplinas foi o foco de partilha de boas práticas para mitigar as alterações climáticas.

 

O Agrupamento de Escolas de Celeirós organizou um intercâmbio online internacional para professores portugueses, eslovenos e alemães, no âmbito do Projeto Three4Climate, com o intuito de promover o trabalho em rede e as boas práticas relativas à ação climática, uma vez que não foi possível o encontro presencial. Com este intercâmbio, estreitaram-se laços a nível internacional e discutiram-se estratégias de abordagem à temática das alterações climáticas, bem como a necessidade premente de internacionalizar a introdução da Educação para a Sustentabilidade no currículo escolar. O Projeto Three4Climate, que faz parte da Iniciativa Europeia para o Clima (EUKI), fornece uma plataforma para os decisores locais, nacionais e europeus se conectarem e discutirem elementos importantes da ação climática, refletindo acerca de desafios e possíveis soluções para um futuro neutro em carbono, tendo em conta o Acordo Verde Europeu.

Durante o intercâmbio, que teve lugar no dia 3 e 5 de novembro, houve oportunidade para um momento de boas-vindas por parte da equipa do Three4Climate, da direção, bem como dos alunos, através de um momento musical, em inglês, proporcionado pelos alunos do 6ºE. Sucedeu-lhe uma sessão dedicada à partilha dos projetos que se articulam  e que estão vigentes no nosso Agrupamento relacionados com a Educação para a Sustentabilidade, destacando-se o Projeto Eco-Escolas, Projeto Rios, Escola Mais Verde e Jovens Repórteres para o Ambiente. Para além disto, discutiu-se a integração curricular do tópico da educação para a sustentabilidade, bem como metodologias e dinâmicas suscetíveis de introduzirem as alterações climáticas em contexto de sala de aula – tendo havido oportunidade de assistir a uma aula de Inglês do 8ºD, onde as alterações climáticas foram debatidas. Também a criação de um Escape Room- TIC realizado em articulação com outras disciplinas sobre a temática de sustentabilidade ambiental - e de um problema de matemática que abordava a importância da alternativa elétrica como resposta a muitas das preocupações das cidades atuais, foram exemplos de possíveis dinâmicas e ferramentas a serem utilizadas.

Os Eco Repórteres para o ambiente da EB 2,3 de Celeirós estiverem presentes e tiveram oportunidade de colocar algumas questões acerca da viagem realizada  com o mínimo de emissões de carbono entre a Alemanha e Portugal.

A Equipa do Three4Climate agradece a colaboração a todos os envolvidos – docentes, direção e alunos.

A equipa T4C

Termina o Projeto Three4Climate no Agrupamento de Celeirós

treeclimatefinalO Agrupamento de Escolas de Celeirós dá por terminado o Projeto Three4Climate através uma atividade intitulada “Árvore dos Compromissos”, em articulação com o grupo disciplinar de Inglês. Esta tinha como objetivo a definição, em grupo-turma, de um compromisso de futuro para atingir a neutralidade carbónica.

Apresentamos alguns dos compromissos pensados pelos nossos alunos:
Plant more trees and keep the Sea plastic free. (5ºB)

Reduce CO2
Exercise mor
Catch the bus more
You can walk more
Cook healthier
Less plastic Is the future
No waste
Get involved. (6ºC)

Public transportation reduces air pollution! (7ºC)

Recycling is when we take waste materials and turn them into a new usable object! (8ºD)

Textile industry pollutes a lot. So, we should recycle and buy second-hand clothes! (9ºA)

A mais-valia que este projeto representa, para o Agrupamento de Escolas de Celeirós, só foi possível devido à participação e envolvimento entusiástico de toda a comunidade educativa, desde a motivação da equipa da “Ação Climática”, ao empenho dos alunos e profissionalismo dos professores, bem como à colaboração da Direção, Encarregados de Educação e Assistentes Operacionais. Agradecemos também à Universidade de lisboa (UL), no nome de Matias Garcia e Ana Lúcia Fonseca, bem como à Câmara Municipal de Braga pelo apoio prestado no decurso do projeto.
O nosso desejo é que, juntos, continuemos a desenvolver pequenos passos para atingir os nossos objetivos em prol da sustentabilidade ambiental

Agrupamento de Celeirós promove encontro internacional no âmbito do projeto Three4Climate

Day 1A abordagem holística, com intencionalidade, na introdução da Educação para a Sustentabilidade, no currículo escolar de cada disciplina, ou articulando várias disciplinas foi o foco de partilha de boas práticas para mitigar as alterações climáticas. O Agrupamento de Escolas de Celeirós organizou um intercâmbio online internacional para professores portugueses, eslovenos e alemães, no âmbito do Projeto Three4Climate, nos dias 3 e 5 de novembro, com o intuito de promover o trabalho em rede e as boas práticas relativas à ação climática.

O Projeto Three4Climate, que faz parte da Iniciativa Europeia para o Clima (EUKI), fornece uma plataforma para os decisores locais, nacionais e europeus se conectarem e discutirem elementos importantes da ação climática, refletindo acerca de desafios e possíveis soluções para um futuro neutro em carbono, tendo em conta o Acordo Verde Europeu. Neste projeto, Portugal está representado pelos Municípios de Braga e Loulé, através do Agrupamento de Escolas de Celeirós e o Agrupamento de Escolas Padre J. C. Cabanita, Salir.

A Equipa do Three4Climate agradece a colaboração a todos os envolvidos – docentes, direção e alunos.

f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.