• .

  • EB de Cruz

  • EB de Escudeiros

  • EB de Garapôa

  • EB de Guisande

  • JI de Lamas

  • Biblioteca

  • Pavilhão

Copyright 2021 - AECeleirós
34climate

Será possível viajar pela Europa com um mínimo de emissões de carbono?

IMG 20211003 105245Dois professores, Tobias Dewald e Jens Ohlemeyer, partiram de Bielefeld, Alemanha, aceitando aventurar-se numa viagem com o mínimo possível de emissões de carbono até Portugal, no âmbito do projeto Three4Climate. Este projeto foi lançado pelo Ministério do Ambiente Alemão, sob o mote “Think European, Act Local”, integrando os 3 países que constituem a tri-presidência da União Europeia – Alemanha, Portugal e Eslovénia – com o intuito de partilharem boas práticas para o clima, trabalhando em rede.

Ler mais: Será possível viajar pela Europa com um mínimo de emissões de carbono?

Three4climate: alunos de Celeirós entrevistam a Ministra do Ambiente da Alemanha

No dia 19 de novembro, pelas 13h45m, hora portuguesa, dois alunos da nossa escola, Diogo Freitas do 6º C e Daniela Martins do 8º E tiveram a honra de entrevistar a Ministra do Ambiente Alemã, Svenja Schulze, por videoconferência.

- no tema da energia : “  In which kind of renewable energy is the European Union investing more? Why?”  (Quais as energias renováveis em que a União Europeia investe   mais? Porquê?)

- no tema da mobilidade: “What can we do to compensate the damage that the lithium batteries (used in electrical cars) do to the environment?” (O que podemos fazer para compensar os estragos provocados no ambiente, pelas  baterias de Lítio utilizadas nos  carros elétricos?)

Foi interessante a forma como a Ministra Alemã respondeu às questões dos alunos das escolas, sempre muito simpática, construtiva e muito prestável com os speakers ( intervenientes). Para nós ficou a ideia de que o futuro são as energias renováveis e os carros elétricos.

Parabéns eco-estudantes de Celeirós por esta prestação internacional.

A equipa de Three4climate.

Three4Climate

O projeto Three4Climate faz parte da Iniciativa Europeia para o Clima (EUKI). O principal objetivo da EUKI é promover a cooperação climática na União Europeia (UE), a fim de mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE). O Three4Climate apoia a presidência do Conselho da União Europeia (UE). (Julho 2020 – Dezembro 2021). Entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021, Portugal assume a Presidência rotativa do Conselho da UE. Sucede à Alemanha (julho a dezembro de 2020) e precede a Eslovénia (julho a dezembro de 2021), países com os quais integra o trio de Presidências. O projeto fornece uma plataforma para os decisores locais, nacionais e europeus conectarem-se e discutirem elementos importantes da ação climática, compreenderem os interesses uns dos outros e avançarem para um entendimento comum dos desafios e das possíveis soluções para um futuro neutro em carbono, em concordância com o Acordo Verde Europeu. Assim, o trio como forma de integração na UE deve ser tangível a nível local. Duas cidades e duas escolas por trio-país foram selecionadas para participar das atividades do projeto que oferecerão uma oportunidade de partilhar ações climáticas ambiciosas dos atores locais, projetá-las além do nível nacional e permitir a replicação e disseminação das ações para que aprendam uns com os outros. Portugal estará representado pelos municípios de Braga e Loulé e com as escolas Agrupamento de Escolas de Celeirós e Agrupamento de Escolas Padre J. C. Cabanita, Salir.  

O Agrupamento conta com o contributo e apoio da comunidade educativa neste desafio. Vamos ser agentes de mudança. Mudemos pelos nossos alunos, pelos nossos filhos, por nós. Pelo nosso futuro.


Apresentação à Comunidade Educativa



Projeto Three4Climate

EUKI - European Climate Iniative
f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.