O Projeto
A Saúde é um conceito fundamental, um recurso quotidiano que implica “um estado completo de bem-estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doença ou enfermidade” (OMS, 1993). Dentro desta perspetiva, a Educação para a Saúde deve ter como finalidade a preservação da saúde individual e coletiva.
Em contexto escolar, educar para a saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde, isto é, ao bem-estar físico, social e mental. A ausência de informação incapacita e/ou dificulta a tomada de decisão. Daí, a importância da abordagem da Educação para a Saúde em Meio Escolar que é fomentada e apoiada pela Lei n.º 60/2009 de 6 de Agosto e Portaria n.º 196-A/2010 de 9 de Abril, nas quais este projeto se baseia.
Este projeto pretende promover a Educação para a Saúde, nas suas diferentes vertentes, prevenindo a doença e promovendo hábitos de vida saudável, através de um conjunto de ações de sensibilização, informação e prevenção, dotando a Comunidade Educativa de um conjunto alargado de conhecimentos, atitudes e valores promotores da saúde.
Finalidades do Projeto
- Informar e consciencializar cada pessoa acerca da sua própria saúde no sentido de permitir a aquisição de competências que a habilitem para uma progressiva autorresponsabilização;
- Desenvolver a consciência cívica de toda a comunidade como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, ativos e intervenientes;
- Fomentar o reconhecimento da saúde como um bem precioso que todos desejamos e devemos promover;
- Contribuir para uma tomada de consciência da responsabilidade individual ao nível da saúde como bem comum;
- Sensibilizar os diversos agentes da comunidade educativa para a necessidade da Educação para a Saúde e da Educação para a Sexualidade, fomentando a sua adesão e envolvimento neste projeto;
- Fomentar hábitos de vida saudável;
- Estimular o apreço pelo seu próprio corpo e pela conquista da saúde individual;
- Promover uma cultura de respeito e responsabilidade no campo da sexualidade;
- Promover a relação Escola–Família, Escola–Centro de Saúde e/ou outras instituições/recursos comunitários;
- Desenvolver vertentes de pesquisa e intervenção, promovendo a articulação dos diferentes conhecimentos disciplinares e não disciplinares.
Áreas temáticas
Alimentação saudável
Saúde oral
Consumos psicoativos
Violência
Cidadania
Sexualidade e Educação sexual
Segurança na Internet
Inclusão escolar
Prevenção da obesidade
Projeto de vida
Atividade física
Programas em desenvolvimento
PRESSE (Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar)
PASSE (Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar)
PELT (Programa Escolas Livres de Tabaco)
GIAA
O GIAA é o Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno. Este gabinete tem como principais objetivos prestar apoio e informação aos alunos, pais e encarregados de educação e docentes no âmbito da educação para a saúde, da promoção de atitudes, comportamentos e valores para uma vida saudável e do encaminhamento de casos de doença e distúrbios na saúde para as unidades de saúde competentes.
Parcerias
Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados da Comunidade (UCC) da Colina
Serviço de Psicologia e Orientação
Serviço Social
Guarda Nacional Republicana
ETAE – Equipa Técnica de Articulação Educativa