SPO
Promoção da saúde psicológica na Escola

Promoção da saúde psicológica na Escola

Uma vez que sabemos que não existe a possibilidade de aprendizagem ou sucesso académico sem saúde física e psicológica, o Agrupamento de Escolas de Celeirós tem apostado numa educação de qualidade, em paralelo com a criação de um ambiente escolar promotor da saúde e bem-estar.

A nossa escola recebeu o selo “Escola SaudávelMente”, tendo como compromisso não só a promoção da saúde e do desenvolvimento integral dos nossos alunos, mas também a prevenção de problemas de saúde psicológica na comunidade escolar. Queremos deste modo que a nossa escola ofereça um ambiente seguro para os alunos estudarem, brincarem, crescerem saudáveis e serem felizes.

Saúde Psicológica – O que é?

Sendo a saúde psicológica uma parte integral da saúde do ser humano, não é possível afirmar que existe saúde sem saúde psicológica. A Organização Mundial da Saúde define saúde psicológica como um estado de bem-estar que permite às pessoas terem consciência das suas capacidades, lidarem com o stresse normal do dia-a-dia, trabalharem produtivamente e contribuírem ativamente para a sua comunidade.

Quando temos saúde psicológica sentimo-nos capazes de lidar com a nossa vida e com as outras pessoas. Pelo contrário, quando um acontecimento de vida ou situação altera a forma como costumamos pensar e sentir – de forma duradoura ou temporária –, podemos enfrentar problemas de saúde psicológica.

Existem diferentes graus de intensidade e tipos de problemas de saúde psicológica, sendo que alguns dos mais conhecidos são a depressão e a ansiedade. Embora todas as pessoas possam experimentar sentimentos de ansiedade ou tristeza, um problema de saúde psicológica existe quando esses sentimentos são tão frequentes ou se tornam tão perturbadores que interferem com a nossa capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia, de trabalhar, de aproveitar os nossos tempos livres e de manter relações com os outros. Estes problemas podem acontecer em qualquer idade.

Nas crianças, a prevalência de problemas comportamentais, emocionais e de saúde mental tem aumentado nos últimos anos, estimando-se que uma em cada cinco crianças sofram de problemas de saúde psicológica. Estes problemas representam uma ameaça ao desenvolvimento saudável das crianças, podendo ter consequências a longo prazo: baixo desempenho escolar; depressão e ansiedade; baixa auto-estima; problemas com os pais, amigos e professores; gravidez precoce; obesidade; abuso de álcool e drogas; delinquência e criminalidade. 

Por estes motivos torna-se fundamental intervir precocemente tendo em vista a promoção da saúde psicológica.

Sinais de Alerta – O que fazer?

A infância e adolescência são fases de vida cheias de desafios e aprendizagens, em que as crianças e jovens podem ter dificuldade em lidar com as mudanças físicas e emocionais pelas quais estão a passar.  

Uma vez que é normal os jovens expressarem mais intensamente emoções como a zanga, tristeza ou frustração, pode ser difícil identificar quando é que as crianças e adolescentes precisam de ajuda porque têm um problema de saúde psicológica.

No entanto, quando alguns sinais são intensos e duram várias semanas, interferindo com a capacidade da criança ou adolescente de fazer o seu dia-a-dia, tal pode significar que precisa de ajuda.

Quando suspeitamos que existe algum problema, não devemos ignorar os sinais de alerta. Os problemas de saúde psicológica não “passam com a idade” nem se resolvem sozinhos, podendo ter consequências graves. Tal como acontece com as doenças físicas, quanto mais cedo procurarmos ajuda, maior é a probabilidade do tratamento ser eficaz.

Se está preocupado, tem questões para colocar ou pensa que uma criança ou adolescente podem precisar de apoio especializado, não tenha receio de procurar ajuda

Recursos – Encontrar informação:

Guia Saúde Mental

https://escolasaudavelmente.pt/

https://eusinto.me/

https://encontreumasaida.pt/

https://www.sosvozamiga.org/

Linha gratuita de aconselhamento psicológico do SNS 24: 808 24 24 24

Pode igualmente contactar o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Celeirós. 

0