Copyright 2017 - AECeleirós

Outubro Rosa

Cancro da mamaNo passado dia 19 de outubro, na escola sede deste Agrupamento, no âmbito da campanha da Luta Contra o Cancro da Mama, decorreu uma atividade de informação / sensibilização que se estendeu a todas as turmas da Escola desenvolvida por um grupo de alunos da turma do 8.º C. Entre outras iniciativas igualmente desenvolvidas no seio da comunidade escolar, procedeu-se à leitura de um pequeno texto, apelando à importância da prevenção da doença através da realização de exames médicos de diagnóstico e despistagem. O cancro da mama é a primeira causa de mortalidade em mulheres entre os 35 e os 55 anos de idade.

Simbolicamente, os alunos usaram uma máscara branca enquanto procediam à leitura do texto, passando-se desta forma a mensagem de que a doença não tendo “face”, poderá atingir qualquer pessoa independentemente do sexo ou idade.

Feira de S. Martinho

S Martinho2016

No 
dia 12 de novembro realizou-se a 14ª edição da já tradicional Feira de São Martinho, no Agrupamento de Escolas de Celeirós.
Para além das várias bancas de venda, onde foi possível comprar legumes, produtos cerâmicos, roupa, livros e até feijoada transmontana, a feira contou ainda com animação musical e as tradicionais castanhas assadas.
Nesta manhã de convívio em que participou toda a Comunidade Educativa, foram também inaugurados os Projetos de Orçamento Participativo 2016, ganhos pelo agrupamento, nomeadamente “Pedalar para a Sustentabilidade” e “Melhoria Acústica do Pavilhão” que contaram com a presença de representantes da Câmara Municipal de Braga, autarquias locais, ente outros.
 
 

Corta-Mato Nacional – Desporto Escolar

O Corta-Mato Nacional é uma das mais emblemáticas provas do calendário desportivo anual do Programa do Desporto Escolar. Esta competição foi organizada localmente pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Norte, sob a égide da Direção-Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar.
No presente ano letivo, o Corta-Mato Nacional contou com a presença de aproximadamente 1440 alunos e professores, os quais representarão as 24 Coordenações Locais do Desporto Escolar, das 5 Direções de Serviços Regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e ainda com a Região Autónoma dos Açores. Esta prova surgiu na sequência da realização de duas fases anteriores: a fase Escola e a fase CLDE, que envolveram aproximadamente 300.000 alunos em todo o país.
Os nossos alunos Adriana Ferreira (6ºA) e André Guimarães (7ºC), acompanhados pelo Prof. Álvaro Barbosa, foram os representantes da nossa Escola na delegação de Braga, composta por alunos de várias escolas do distrito.
Após brilhante desempenho, numa prova muito dura, devido às condições climatéricas adversas, os nossos alunos alcançaram o 1º lugar, quer no sector feminino quer no masculino, sagrando-se CAMPEÕES NACIONAIS 2016. Este fato encheu de orgulho toda a comunidade educativa que, uma vez mais, lhes dirige os parabéns.
 Pag escola1
Foto campeões Nacionais D Adaptado 3
Pag escola 3


Braga Romana 2016

braga romana 2016

Agrupamento de Escolas de Celeirós marcou a sua presença em mais uma edição da Braga Romana, graças à formidável colaboração e participação de Pais e Encarregados de Educação, Alunos, Docentes, Técnicos e Assistentes Operacionais, que tão dignamente representaram o espírito desta comunidade educativa.
Um agradecimento especial à empresa APC-Instrumentos Musicais, pelo apoio prestado.

A todos, os mais sinceros agradecimentos do Agrupamento de Escolas de Celeirós.

Exposições das Ciências Naturais

Exposição 4bEntre os dias 18 de abril e 7 de maio decorreram, na escola EB 2,3 de Celeirós, as exposições das Ciências Naturais entre outras atividades no âmbito das Ciências Naturais. Os trabalhos expostos foram produzidos integralmente pelos alunos que, em alguns casos, contaram com a colaboração dos seus Encarregados de Educação.

Ler mais: Exposições das Ciências Naturais

PROJETO CRESCER+ “A minha nova escola”

Integrar é Motivar

 A EB2,3 recebeu os alunos do 4º ano de todas as EB do Agrupamento, assim como os Professores Titulares de Turma e Professores das AEC - Atividade Física e Desportiva, nos dias 26, 27 e 28 de abril. Esta iniciativa visa derrubar medos e receios que, frequentemente, angustiam as crianças aquando da transição de ambiente escolar e de ciclo, condicionando, a sua felicidade e o sucesso escolar.

Ler mais: PROJETO CRESCER+ “A minha nova escola”

Danças Urbanas

Regional Grupo de Dança AvançadasApós apuramento no Encontro Distrital de Gímnicas, realizado a  8 de abril, as alunas do grupo de dança avançado, participaram na competição Regional,  realizada durante o dia 23 de abril, na Póvoa de Varzim. Neste encontro, estavam representadas as melhores escolas da região norte, das Coordenações Locais de Bragança, Viana do Castelo, Alto Douro e Vouga, Porto e Braga. 
Este grupo de trabalho está de parabéns por todo o empenho e dedicação demonstrado e congratula-se com a possibilidade de ter assistido a um bom espetáculo. A aluna Rosa Ferreira, do 8º ano, foi ajuizar em representação do agrupamento.​

Desporto Escolar

José Carlos Teixeira Nacional de Megasprinter
No dia 16 de abril, o aluno José Carlos Teixeira, do 5º ano, foi representar o Agrupamento de Celeirós no Megasprinter, na prova de Km, em Lagoa no Algarve. A sua participação no nacional foi digna de registo, uma vez que se classificou em 6º lugar.
Parabéns ao José Carlos pelo feito conseguido!

Carnaval Infantil 2016

Foi com muita alegria que a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Celeirós levou a Cultura Ibero-Americana ao Carnaval Infantil de Braga (veja a notícia na Braga TV ).

O Jardim de Infância da Cruz participou ainda no concurso da “TUB – Carnaval” que consiste na escolha da melhor fotografia representativa da turma vestida a rigor.
O vencedor deste concurso será a fotografia com mais “Gostos”.

Para votar apenas precisa de fazer gosto na página da TUB e depois na fotografia preferida, a nossa, claro! Prazo para votar termina dia 12 às 13h.
O prémio é uma viagem num raio de 50 kms a um destino à escolha tendo validade até ao final do ano letivo e uma tela personalizada à turma vencedora.

Para votar apenas precisam de aceder à página do Facebook da TUB e fazer gosto na nossa fotografia.

JI Cruz Carnval

“É preciso ter lata!” 2016

O projeto “É preciso ter lata!” regressou este ano ao nosso Agrupamento, com o mesmo objetivo do ano passado. Ajudar e ser solidário para com os mais desfavorecidos!
                 Mais uma vez foi lançado o desafio a todos os alunos do Agrupamento, de colaborarem nesta campanha, angariando o maior número possível de latas de comida. As latas recolhidas foram utilizadas na construção de uma escultura, submetida ao concurso de âmbito nacional, que decorreu no dia 29 de março em Gondomar.
Eis o resultado, o nosso Farol Solidário!
EPTL4EPTL1
Posteriormente, após o desmantelamento da escultura, as latas serão entregues a Instituições de Solidariedade Social da região.
 
Parabéns aos professores e alunos que formaram a equipa do nosso Agrupamento!
 
 
f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.