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Educação Especial

Numa escola em que a missão é garantir reais oportunidades de acesso e sucesso a todos os alunos, cabe á Educação Especial trilhar os caminhos para que, de futuro, se atinja o ideal inclusivo que se preconiza. Nesta perspetiva, estes serviços trabalham no sentido de colmatar, na medida do possível, todas as necessidades educativas apresentadas por aqueles alunos cujo percurso escolar se revela mais problemático. A educação especial trabalha em estreita articulação com os serviços técnico-pedagógicos e entidades parceiras e tem representatividade em Conselho Pedagógico.

in Plano de Estudos e Desenvolvimento do Currículo do AEC

Pode consultar aqui:

Serviço Social

1) O Gabinete de Serviço Social procura dar resposta aos seguintes objetivos:Efetuar um diagnóstico de necessidades sociais;

  • Elaborar um plano de ação social que possibilite ao utente a obtenção de condições de vida dignificantes/melhoria da qualidade de vida;
  • Facilitar o acesso aos serviços públicos e de proteção social;
  • Avaliação e apoio Social;
  • Aconselhamento e encaminhamento.

2) A técnica de serviço social identifica o problema (diagnóstico social); articula com instituições públicas/serviços que possam apoiar na resposta às necessidades do aluno e da família (intervenção preventiva).

3) O Serviço Social constitui um serviço público para prevenir e intervir nos problemas sociais emergentes na comunidade local e para facilitar a integração social, mediante recursos sociais.

4) O assistente social deve respeitar os interesses do utente, salvaguardando em todo o momento as suas decisões e a sua integridade enquanto pessoa. O assistente social deve conciliar, da forma mais acertada, os interesses individuais com os interesses da comunidade e deve respeitar os interesses e objetivos da instituição onde trabalha.

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