Copyright 2018 - AECeleirós

Eco-Escola: Bandeira 2016

bandeira eco 2016As Eco-escolas estão de parabéns! Fazem 20 anos (1996-2016)

A cerimónia decorreu no Parque de Exposições de Aveiro no dia 30 de setembro.

Chegamos cedinho e fomos logo buscar a documentação e as camisolas.

De seguida fomos ver a Eco-mostra das várias escolas do distrito de Aveiro e muitas instituições ligadas à Educação Ambiental (Jardim Zoológico, Parque Biológico, QUERCUS, …).

Ler mais: Eco-Escola: Bandeira 2016

Clube de Xadrez

 ClubeXadrezÂmbito
É um espaço lúdico que constitui um verdadeiro instrumento educacional, estimulando o espírito competitivo, a capacidade de raciocínio e a autoconfiança do jovem. Permite desenvolver faculdades relacionadas com a ponderação, análise e decisão no sentido de solucionar problemas. Desta forma, é possível aprimorar capacidades que possibilitem a melhoria das aprendizagens noutras áreas didáticas.
No Agrupamento de Escolas de Celeirós, designadamente na sua sede, Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Celeirós, existe um espaço onde funciona o Clube no presente ano letivo. Embora com um horário reduzido, a sua atividade tem conhecido desde o seu aparecimento, uma grande recetividade por parte dos alunos que entre si disputam partidas entusiasmantes.

  Atividades
Todos os anos se realizam torneios muito disputados, internos ou noutras Escolas (ex. Alberto Sampaio, D. Maria II) onde já é tradição a nossa escola participar com bastante sucesso, estimulando assim ainda mais o espírito competitivo dos alunos, a sua experiência, socialização e o seu interesse crescente pela prática do Xadrez.


Objetivo
Cativar o maior número de alunos para a prática de uma modalidade lúdica de estratégia e reflexão. Nesse sentido, o convite de visita e participação nas atividades do Clube estará sempre aberto a todos os interessados! 

Funcionamento

   Dia    Horário Professor
3ªf 13h35 às 15h05 Alberto Cerqueira 
6ªf 14h20 às 15h05 Alberto Cerqueira

O XADREZ desenvolve a inteligência! Aparece, conhece, experimenta…

Desporto Escolar

desporto adaptado 2016O desporto escolar enquanto parte integrante do Projeto Educativo e do Plano de Atividades do nosso agrupamento, reveste-se de extrema importância na vida escolar das nossas crianças e jovens.
A atividade física e desportiva assume particular importância na dimensão da saúde, ajudando ao desenvolvimento de práticas e estilos de vida mais saudáveis, hoje ainda mais importante face ao problema do excesso de peso e da obesidade nas faixas etárias mais baixas.
É importante valorizar o desporto escolar na sua dimensão cívica: a aprendizagem das regras da cooperação e da competição saudável, dos valores da responsabilidade e do espírito de equipa, do esforço para atingir metas desejadas ou da importância de cumprimento de objetivos individuais e coletivos.
Por outro lado, o trabalho continuado e a disciplina metódica tão importantes para o sucesso desportivo, terão mais probabilidade de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem e, consequentemente, os resultados escolares dos nossos alunos.

Ler mais: Desporto Escolar

Clube de Línguas

clubedelinguas

Introdução

    CLimage003Aprender uma língua é muito mais do que aprender o seu funcionamento. É, também, contribuir para o enriquecimento, proporcionar uma relação com outras culturas, outros povos, outros modos de pensar. É desenvolver o espírito de tolerância, de respeito pela diversidade, nunca descurando a importância da Língua Materna, também como meio de comparação e contraste.
    Aprender uma língua é aprender um povo, uma cultura, é crescer na formação integral do aprendente. Dominar várias línguas é, hoje em dia, um “bem” de primeira necessidade neste mundo global e um requisito para se ser um “cidadão do mundo”. O Clube de Línguas pretende ser um espaço de dinamização destes princípios, onde se permita que o contacto com as diferentes línguas seja apelativo, formativo e lúdico, de forma a fazer com que os alunos alterem a sua visão da língua materna e estrangeiras e que se sintam cada vez mais participantes ativos neste mundo “além fronteiras”.

Competências a desenvolver

    Adquirir métodos de estudo das línguas
    Demostrar capacidades de atenção e de concentração
    Demostrar capacidades de trabalho individual, em pares e em grupo
    Utilizar diversas fontes de informação
    Desenvolver a capacidade de compreensão e produção (oral e escrita)
   CLimage004 Consolidar conhecimentos
    Aplicar novos conhecimentos
    Dominar estruturas elementares da(s) Língua(s)
    Adquirir vocabulário essencial
    Cooperar com os colegas e professoras
    Pedir ajuda, colocar dúvidas
    Ajudar os colegas a ultrapassar dificuldades
    Conhecer / divulgar a cultura e tradições dos países das diferentes línguas
    Envolver-se na celebração das tradições / cultura / diversidade dos diferentes países falantes das línguas pertencentes ao clube

Atividades a levar a cabo

Dependendo do público alvo, as atividades a desenvolver no clube serão selecionadas de entre as seguintes:
    Realização de exercícios de Aquisição e consolidação vocabular e gramatical
   CLimage005 Simulação de situações reais – Role play (dramatizações)
    Exercícios / trabalhos de oralidade
    Exercícios / trabalhos de escrita
    Leitura e análise de (pequenos) textos
    Atividades de conversação
    Jogos didático-pedagógicos
    Exercícios de audição, nomeadamente audição de canções e posterior análise / tradução
    Visionamento de filmes temáticos
    Exercícios de leitura
    Preparação para os testes (nos moldes do ponto anterior)
    Trabalhos individuais, em pares e em grupo
    Pesquisa, seleção de informação e respetiva construção de textos
    Utilização do computador e da internet como instrumentos de trabalho
    Elaboração/ exposição de materiais e/ou trabalhos alusivos às diversas festividades e tradições

No final de cada período far-se-á uma concisa análise (estatística) acerca da frequênciaCLimage006 do clube. Será elaborado um relatório, que poderá ser enviado aos Diretores de Turma que, por sua vez, poderão facultar essa informação aos Encarregados de Educação (se a acharem pertinente).


                    Celeirós, Outubro de 2017

Clube: Proteção Cívil

O Clube de Proteção Civil foi criado na escola no ano letivo de 2016/2017. A criação deste Clube insere-se numa política de prevenção e segurança, que a Direção da escola e a equipa de segurança têm vindo a dar especial ênfase. Um dos objetivos do Clube, é o de ajudar a sensibilizar toda a comunidade escolar, para questões relacionadas com a segurança de pessoas e bens, nomeadamente a noção de risco e respetiva prevenção.

No Clube serão desenvolvidas tarefas de preparação e análise de simulacros que a escola realiza periodicamente.

Pretende-se ainda que neste Clube, os alunos pesquisem e reflitam sobre temas relacionados com a segurança, para que cada vez mais, seja valorizada a prevenção como fator principal para evitar situações de risco.

No Clube serão também preparadas atividades de sensibilização no sentido de uniformizar procedimentos face a sismos e incêndios, sendo essas mesmas atividades posteriormente transmitidas à população escolar das várias escolas do agrupamento.

O Clube preparará ainda que de forma simples, atividades relacionadas com a comemoração de efemérides (datas relacionadas com a prevenção e segurança).

Pretende-se com as atividades desenvolvidas no Clube ao longo do ano, aumentar o sentido de responsabilidade dos alunos, colocá-los sempre que possível como atores principais e favorecer a sua formação geral nomeadamente nesta temática.

Para o presenta ano letivo o Clube pretende dar continuidade a alguns trabalhos iniciados no ano anterior, manter e enriquecer através da pesquisa a vitrina informativa do Clube e ainda dedicar atenção à sinalização de segurança e seu estado de conservação.
O Coordenador do Clube de Segurança
José Maria Oliveira

O Clube de Robótica

robotica3A importância de desenvolver a curiosidade científica e a aprendizagem assente na experiência vai ao encontro dos desafios que se colocam à Escola na atualidade.

O Agrupamento de Escolas de Celeirós promove uma aprendizagem que extravasa a sala de aula e contribui para a formação integral dos seus alunos.

Introduzir na escola as novas tecnologias e o gosto pela ciência responde, igualmente, aos interesses e à apetência que os jovens manifestam no seu dia-a-dia por estas áreas.








robotica1


Ao dinamizar um projeto/clube AE-DROBÓTICA (drones e robótica) pretende-se aliar o saber ao saber/fazer explorando-se a vertente lúdica como forma de aquisição de conhecimentos em áreas do saber como a eletricidade/electrónica, a automação, programação e o desenvolvimento das leis da física.

robotica2
Através da construção e desenvolvimento dos seus drones/robos, os alunos, do 2.º e 3.º ciclo, encararão estes dispositivos tecnológicos, não como um simples brinquedo, mas um instrumento controlado à distância por mecanismos electrónicos e computacionais que poderá ser utilizado em vários domínios. Ao construir e programar um destes aparelhos, os alunos desenvolverão um projeto científico/didático direcionado para uma utilização específica ou multidisciplinar, envolvendo-se na sua programação e automação.

Subcategorias

f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.