Copyright 2018 - AECeleirós

Semana da Floresta autóctone

picoto2016 1De 17 a 27 de novembro decorre a semana da floresta autóctone em Portugal. A nossa escola, como é uma Eco-escola foi convidada a participar na Reflorestação do Picoto no dia 18 de novembro de tarde.
Participamos com 39 alunos e 4 Professores voluntários. A cada escola calhou um talão de uma zona que ardeu no Verão.
Plantamos ao todo com as sete escolas 600 árvores autóctones: carvalhos, castanheiros, loureiros, azevinhos, medronheiros, …  
Foi uma tarde de grande azáfama!
Os alunos do 3 ciclo colocaram alunos ninhos nas árvores mais antigas, nos sobreiros, ninhos que foram elaborados nas aulas de Educação Visual.
No fim deixamos uma mensagem: Braga é sustentável, promove a reflorestação.

A coordenadora das Eco-escolas

Graça Pereira

   Visita ao Picoto


   No dia 18 de Novembro, realizou-se uma visita de estudo com o objetivo da reflorestação do picoto.
picoto2016 2    Pelas 14 00 horas os alunos da E.B.2.3.de Celeirós partiram rumo ao Picoto.

   Chegados ao cimo do monte alguns alunos poderão desfrutar das magníficas paisagens.

   Após a observação um funcionário avisou-nos de que a plantação era na entrada e, como o motorista fora almoçar, a solução foi irmos dar uma caminhada. Durante a caminhada vimos bolotas e muita vegetação.

   Mal chegamos ao local da plantação ajudamos os funcionários a descarregarem um variado conjunto de plantas: loureiro, carvalho, etc. Durante a plantação contamos com a ajuda do Sr. Oliveira que nos ajudou plantar de uma forma mais correta.

     Logo a seguir de a professora isabel nos ensinar a fazer as caldeiras, uma Senhora forneceu-nos o adubo natural para as plantas.

     Quase terminada a plantação, uma empresa chamada « porto canal« filmou uma colega minha a cobrir uma caldeira com terra , também filmou alunos mais velhos a pendurarem uma casa de pássaros.

     Após isso foi a nossa vez de tirar uma fotografia com o SR. Engenheiro da CAMARA MUNICIPAL DE BRAGA.

     Finda aquela atividade a camara municipal ofereceu o lanche a cada aluno. Depois do lanche regressamos á escola com o pensamento de que fizemos um gesto importante para o ambiente.

Raquel Silva

5º D



picoto2016 3

Reflorestação do Picoto


No dia 18 de novembro, os alunos da escola E.B.2e3 de Celeirós e outras escolas, realizaram uma visita ao Picoto por volta das 14horas.

Esta visita teve como objetivo reflorestar a serra do Picoto. Quando chegaram ao local, depois da viagem de autocarro, transportaram algumas árvores, pequenas e grandes, até ao sítio onde as iam plantar.

Cada uma das escolas, dirigiu-se ao local onde se encontravam as respetivas placas e plantaram a sua árvore.

Depois de se plantar as árvores, e colocar o adubo natural, tiraram uma fotografia!

Lancharam e foram para casa.

Foi um dia muito divertido e emocionante, pois aprenderam a gostar mais da Natureza e a saber cuidar dela!

Diana Maximiano

5ºD
f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.