Copyright 2017 - AECeleirós

Cerimónia das Bandeiras verdes de 2017 em Mafra

arvore dos compromissosNo dia 27/09/2017 pelas 7:45 partimos rumo a Mafra, numa camioneta cheia de animação.

Quando lá chegamos fomos logo buscar as camisolas e os mapas para iniciar-mos a visita. Depois fomos ver as tendas das escolas com materiais reciclados e fizemos várias atividades nomeadamente escrevemos uma frase para colocar na arvore dos compromissos. De seguida e já com a barriga a dar horas fomos fazer o nosso pic-nic sentados na relva, soube mesmo bem. No fim do almoço assistimos à cerimónia das bandeiras, vimos  atuar vários grupos de dança, palhaços e de música e onde decorreram também sorteios para os professores. Para finalizar chamaram ao palco todos os representantes das escolas presentes e entregaram a respetiva bandeira.










Ler mais: Cerimónia das Bandeiras verdes de 2017 em Mafra

Limpar a Europa, limpando o “Rio Este”

DSCN5209Durante o mês de maio deste ano de 2017, há uma iniciativa europeia, para limpar a Europa de resíduos sólidos.

A nossa escola, Eb 2 e 3 de Celeirós, como é uma Eco-Escola decidimos participar nesta iniciativa europeia, limpando o nosso troço adotado do rio Este, uma vez que somos um grupo pertencente ao Projeto “ Rios”.

Um grupo de alunos voluntários do 2º ciclo das turmas 5º C,5ºD e 6º C, juntamente com 3 professores, Vítor Fernandes, Isabel Pinto e Graça Pereira, na quarta-feira , dia 3 de maio durante a tarde rumaram até ao rio e durante uma hora e meia recolheram muito lixo nas margens do rio. Muitos sacos plásticos, sapatos, pneus, roupa velha, pensos higiénicos, persianas, enfim tudo encontramos !

Ler mais: Limpar a Europa, limpando o “Rio Este”

Semana da Floresta autóctone

picoto2016 1De 17 a 27 de novembro decorre a semana da floresta autóctone em Portugal. A nossa escola, como é uma Eco-escola foi convidada a participar na Reflorestação do Picoto no dia 18 de novembro de tarde.
Participamos com 39 alunos e 4 Professores voluntários. A cada escola calhou um talão de uma zona que ardeu no Verão.
Plantamos ao todo com as sete escolas 600 árvores autóctones: carvalhos, castanheiros, loureiros, azevinhos, medronheiros, …  
Foi uma tarde de grande azáfama!
Os alunos do 3 ciclo colocaram alunos ninhos nas árvores mais antigas, nos sobreiros, ninhos que foram elaborados nas aulas de Educação Visual.
No fim deixamos uma mensagem: Braga é sustentável, promove a reflorestação.

A coordenadora das Eco-escolas

Graça Pereira

Ler mais: Semana da Floresta autóctone

Eco-Escovinha

ecoescovao

O Agrupamento de Escolas de Celeirós aderiu ao projeto Eco-Escovinha, desenvolvido pelo Eco-Escolas e PES e destina-se a toda a comunidade educativa.

As escovas recolhidas serão transformadas em mobiliário de jardim.

 PARTICIPA

Graça Pereira, Isabel Pinto e Manuela Artilheiro


Ver o cartaz...

Projeto "Escola Electrão 2015/2016"

escola eletrao

No âmbito do projeto "Escola Eletrão 2015/2016" o Agrupamento de Escolas de Celeirós pretende  recolher o máximo possível de resíduos elétricos e eletrónicos em fim de vida (eletrodomésticos, televisores, computadores), lâmpadas (de qualquer tipo) e pilhas.
 
PRAZO: início janeiro e final de março 2016

LOCAL DE RECOLHA: EB 2.3 de Celeirós

Colabore! O ambiente do nosso Concelho agradece e a  nossa Eco-Escola também!


Cerimónia das Bandeiras Verdes 2014

Bandeiras Verdes

No dia 15 de Outubro de 2015 fizemos uma viagem até ao mundo fascinante das Eco-escolas. Este ano decorreu no pavilhão multiusos de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, a festa do Galardão das Eco-escolas com 1100 escolas a serem galardoadas e com muitos representantes de todo o país.
A novidade deste ano é que fomos receber o primeiro prémio no concurso das "Hortas BIO" na modalidade de hortas pequenas.
É de salientar que os quatro alunos que representaram o nosso Agrupamento tiveram uma participação ativa na Eco-mostra que visitaram: descobriram o animal enigma no stand do Parque Biológico, tiraram uma foto toda divertida cheia de glamour, observaram muitos trabalhos reciclados e tiveram a oportunidade de conhecer a biodiversidade do jardim zoológico.
De tarde depois do lanche convívio no pavilhão, pois a chuva não deu tréguas, assistimos ao espetáculo dos Eco-estudantes com danças acrobáticas, Rap dos resíduos, desfile de moda com materiais recicláveis, teatro e terminou com apresentação das músicas do Filipe Pinto. Este artista empolgou toda a plateia de crianças e jovens com as suas músicas, mas sobretudo com a sua mensagem a favor de um Planeta mais limpo de resíduos e com a valorização das Florestas e da Biodiversidade.
Hoje a Eco-escola fez anos e nós crescemos. Aqui desenvolvemos o nosso espirito de sustentabilidade. Foi um dia emocionante e merecedor da nossa atenção.
Joana, Inês, Armindo , Pedro, Educadora Cândida, Professora Isabel Pinto e Professora Graça Pereira.

Eco-Escola: Bandeira 2016

bandeira eco 2016As Eco-escolas estão de parabéns! Fazem 20 anos (1996-2016)

A cerimónia decorreu no Parque de Exposições de Aveiro no dia 30 de setembro.

Chegamos cedinho e fomos logo buscar a documentação e as camisolas.

De seguida fomos ver a Eco-mostra das várias escolas do distrito de Aveiro e muitas instituições ligadas à Educação Ambiental (Jardim Zoológico, Parque Biológico, QUERCUS, …).

Ler mais: Eco-Escola: Bandeira 2016

f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.