Copyright 2017 - AECeleirós

Banco Português de Germoplasma Vegetal

germoplasma2017aNo dia 20 de setembro de 2017 os participantes do clube da floresta, foram ao banco português de germoplasma vegetal.

No banco a Engenheira Ana Maria Barata, começou por dar uma palestra sobre as atividades do banco. Conversou sobre várias coisas: como a nossa horta escolar, que ganhou o prémio da escola mais verde. Também nos explicou que há uma grande variedade de certos alimentos, por exemplo: batatas, tomates, pimentos, feijões e muitas outras coisas.

Este banco é a única entidade em Portugal da conservação vegetal, apesar de haver espalhadas pelo país outras coleções nacionais.

germoplasma2017bApesar de esta organização ser uma das melhores do mundo, não é a única pois existe uma comunidade na Noruega chamada SGSV (Svalbard Global Seed Vault) que conserva as espécies num banco no gelo.

No fim da apresentação, esta fez uma visita guiada pelas instalações. Observamos várias caixas de madeira com as coleções de sementes mais importantes deste banco. Dentro de uma sala havia um frigorífico com plantas e contou-nos a sua conservação. Depois mostrou-nos uma espécie de arca que se encontra a uma temperatura entre os zero e os cinco graus negativos e outra a menos de 18 graus, onde existiam sementes de plantas  e as técnicas verificavam o seu crescimento regularmente.



















germoplasma2017c

Concluindo esta visita de estudo foi muito produtiva e aprendemos vários assuntos nas quais nós não sabíamos e que gostamos de conhecer.



Bruna Carvalho

Beatriz Silva

7º C
f t g m
Este sítio pode recorrer à utilização de Cookies durante a navegação. Ao navegar pelo sítio está a concordar com a utilização de cookies.